CARTA DO RECIFE

12o. Encontro Nacional de Editores de Publicações Leonísticas

Aos vinte e um dias do mês de setembro de 2003 foi realizado o 12o encontro Nacional de Editores de Publicações Leonísticas (ENEPL), no Salão Esmeralda do Hotel Manibu, no Recife-PE, com inicio às 9:15hs, terminando pontualmente às 12:01hs, com a presença de editores e adeptos da causa, representando os DML: A, B, C e D, todos representados, sob a presidência do EGD Antonio Domingos Andriani, editor do boletim "O COMPANHEIRO DO JARDIM", do LC Ribeirão Preto Jardim Paulista (LC-6) e coordenação do CL Antonio Carlos Silva, editor do boletim "O GUANABARA" do LC Campinas Guanabara (LC-3), compondo a mesa também os Editores: EGD José Aristóteles Falcão, editor-orador oficial do encontro, CL Raulindo H. Naves - Presidente do CNE, CL Rolmes Medeiros de Carvalho, Coordenador do 29o CNPL e editor do boletim "A BATALHA" - LC Recife Guararapes (LA-3), CaL Terezinha do Menino Jesus Oliveira, editora do boletim "LEONI COMPARIBUS INFORMATOR" - LC Ipatinga Branca Fajardo (LC-10), editora campeã do 29o CNPL, e a CaL Maria Elisa de Oliveira e Silva, secretária do encontro, editora do boletim feminino do LC Campinas Guanabara: "ANDORINHAS DE CAMPINAS". O Presidente Andriani abriu os trabalhos na forma protocolar, solicitando aos editores que fizessem a auto-apresentação, passando a seguir a palavra para o CL Antonio Carlos - Coordenador do 12o ENEPL, tendo este justificado a ausência do CL José Gomes "Duba" das Chagas, editor do boletim " NA BOCA DO LEÃO"- LC Pedregulhos Usina de Estreito (LC-6), mas que desejou a todos um feliz encontro. Passou em seguida a palavra ao EGD José Aristóteles Falcão, que falou sobre o tema "O Editor Ontem, Hoje e Sempre", sendo muito aplaudido. Posteriormente foram colocados em apreciação diversos assuntos de interesse do Concurso e do mundo editorial, para ao final extrair-se a CARTA DO RECIFE, que tem como finalidade registrar as decisões aprovadas, como segue:

1. Aprovado integralmente o Regulamento do 30o. CNPL, elaborado pela CaL Terezinha;

2. Mantida a competência exclusiva do Coordenador do Concurso, para elaboração do Regulamento Anual, observadas as questões já discutidas e aprovadas em anos anteriores e aquelas aprovadas neste 12o. Encontro Nacional de Editores de Publicações Leonísticas;

3. Criação Oficial de um Conselho para dar suporte ao Coordenador Geral do CNPL

Decidiu-se manter esse Conselho informalmente, que na prática já existe.

4. Criação de Identificação para apor em Estandarte de Clubes Vencedores do Concurso

Foi apresentado o desenho à plenária, que após ouvir os EGD's presentes decidiu que o autor da proposição, CL Duba, deveria obter as aprovações oficiais local e internacional, para só assim afixar dito emblema no Estandarte.

5. Definir um local permanente para o Arquivo Central dos Concursos

CL Antonio Carlos informou, a pedido do CL Duba, que este já havia condensado o 28o. CNPL, ao qual foi o coordenador. Considerando a dificuldade geográfica e financeira de centralização de um arquivo, a plenária decidiu que cada Coordenador organize o arquivo do seu ano, se assim o desejar, disponibilizando cópias aos interessados.

6. Sugestão do CL Duba, para que seja impresso no Expediente o nome dos EGD's pertencentes ao clube

Após a manifestação de Ex-Governadores presentes, decidiu-se que fica a critério do Editor inserir ou não, sem, entretanto, ser obrigatório e pontuado no Regulamento do Concurso.

7. Com a palavra franqueada, o CL Victor Alfredo Stumpp, editor do boletim "A Batuta do Leão" - LC Porta Alegre Carlos Gomes (LD-3), manifestou-se contra o Redistramento, apresentando um impresso em forma de pesquisa, questionando as vantagens e desvantagens para o Leonísmo pátrio. Após alguns pronunciamentos, sempre pela volta do Distrito Múltiplo L Brasil, os editores presentes se comprometeram a divulgar a pesquisa em seus Distritos.

8. A Comissão indicada para a redação desta Carta: EGD's Andriani e Falcão e CL Antonio Carlos.

9. Tendo em vista que há vários anos o CNE não realiza mais o seu Encontro, solicitando ao ENEPL um espaço de alguns minutos no encontro anual deste último, cujas reuniões acontecem infalivelmente no domingo, após a premiação do CNPL que acontece ao sábado à noite, o CL Raulindo H. Naves, que encerrava seu mandato na presidência do CNE, utilizou trinta minutos do Encontro, submetendo o texto final do Estatuto do Comitê Nacional dos Editores, para aprovação de plenária, não tendo sido aprovado. Ficou decidido que o CNE receberá sugestões e preparará a redação final, levando-o à plenária por ocasião do 13 ENEPL em Ipatinga. Quanto à eleição do novo Presidente do CNE, que até o último ano ocorrera por sorteio da Loteria Federal, nenhum Editor se propôs a candidatar-se. Tentou-se então recorrer à formula antiga, mas o 1o. e 2o. Vice-Presidentes não estavam presentes.

Recife-PE, 21 de setembro de 2003.
EGD Antonio Domingos Andriani (LC Ribeirão Preto JD Paulista - LC-6)
EGD José Aristóteles Falcão (LC Recife Centro - LA-3)
CL Antonio Carlos Silva (LC Campinas Guanabara LC-3)