Títulos Leonísticos

Internacional Português Significado

Lion

CL Companheiro Leão
  CCLL Companheiros Leões
Lion CaL Companheira Leão
  CasL Companheiras Leão
Spouse DM Domadora
LEO LEO Companheiro Leo
  CC Companheiro CASTOR
IP PI Presidente Internacional
IPIP EPI Past-Presidente Internacional Imediato
PIP EPI Past-Presidente Internacional
1VP 1VPI 1o. Vice-Presidente Internacional
2VP 2VPI 2o. Vice-Presidente Internacional
ID DI Diretor Internacional
PID EDI Past-Diretor Internacional
CC PC Presidente Conselho Governadores
PCC EPC Past-Presidente Conselho de Governadores
DG GD Governador Distrital
DGE  GDE Governador de Distrito Eleito
1VDG 1VG 1o. Vice-Governador
2VDG 2VG 2o. Vice-Governador
IPDG EGDI Past-Governador Imediato
PDG EGD Past-Governador Distrital
MJF CMJ Companheiro Melvin Jones
PMJF CMJ Companheiro de Melvin Jones Progressivo

Há, para nós brasileiros, dois conjuntos de abreviaturas: a internacional e a brasileira, aprovada por alguns dos Distritos Múltiplos, conforme mostrado.

Em muitos distritos americanos utilizam-se  abreviaturas como RC (Region Chairperson ou Presidente de Região), ZC (Zone Chair ou Presidente de Divisão), DC (District Chairman ou Assessor, Assessora), CP (Club President).

Em alguns países (no Caribe, por exemplo), se um Leão ou uma Leão é Companheiro(a) de Melvin Jones, usa-se  colocar sempre, em autoria de textos, cartões de visita, etc, após o nome, a abreviatura MJF, depois de uma vírgula (Lion Malcon Fairbanks, MJF - por exemplo). Isto corresponde ao uso, pelos britânicos, dos títulos que alguma pessoa possui, seguindo esta fórmula.

É interessante mencionar que os países de fala castelhana também têm suas abreviaturas semelhantes às nossas, só que alguns países utilizam a letra E (para Ex) e outros P (para Pasado): EGD ou PGD, Ex ou Pasado Gobernador de Distrito.

Vale mencionar que alguns países não utilizam a expressão Companheiro pela conotação político e as más recordações de tempos de guerrilha, subversão, terrorismo. Usam então, por exemplo, Amigo de Melvin Jones e não Compañero de Melvin Jones (AMJ e não CMJ) e se tratam como Hermano Leon (HL) e não Compañero Leon (CL). Há paises que adotam a expressão Domadora (DM) e outros usam Dama Leona (DL). Chamam em geral Lioness de Leona, Companheira Leão de Dama Leon e esposa de Dama Leona.

Contribuição DI Mauro Werneck