Lions promove o Dia Mundial da Visão no Brasil

Com o objetivo de alertar e orientar a sociedade sobre a importância do combate e prevenção da cegueira, a Associação Internacional de Lions Clubes e a Fundação Internacional de Lions Clubes, promove nos próximos dias 10 e 11 de outubro de 2001, o World Sight Day 2001Dia Mundial da Visão, em duas cidades brasileiras: São Paulo e São José dos Campos, respectivamente. O evento contará com a participação de centenas de Leões e com a presença do presidente internacional J. Frank Moore III e do presidente da Fundação Internacional de Lions Clubes, Jean Behar.

Concebido e organizado pelo Lions, o World Sight Day 2001 – Dia Mundial da Visão (DMV) será sediado por duas cidades brasileiras: São Paulo e São José dos Campos, respectivamente nos dias 10 e 11 de outubro. O evento terá uma diversificada programação que inclui desde a realização de exames gratuitos de diagnósticos em crianças com idades entre três e seis anos, doação de equipamentos de "photoscreening", simpósio, leilão de óculos de celebridades, até campanhas de doação de óculos e educativa sobre prevenção de doenças de visão. Com a presença do presidente da Associação Internacional Lions Clubes, J. Frank Moore III e do presidente da Fundação Internacional de Lions Clubes, Jean Behar, a iniciativa será marcada também pelo anúncio oficial do compromisso do Lions com a Organização Mundial de Saúde (OMS) de investir a verba de U$S 3,75 milhões, para o financiamento de um programa internacional de combate à cegueira infantil, em 25 países, inclusive o Brasil.

O DMV é promovido tradicionalmente no mês de outubro, sempre na segunda quinta-feira do mês, e tem como principal foco a realização de uma diversificada campanha preventiva sobre os diferentes problemas da visão. A novidade é que este ano, o Lions anuncia o "Projeto Mundial SightFirst para Eliminação da Cegueira em Crianças", um compromisso do Lions com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê o investimento da verba de US$ 3,75 milhões em 25 países. Este projeto tem como objetivo o treinamento de seis mil pessoas em todo o mundo para atuarem no diagnóstico e tratamento de crianças com problemas de visão recuperáveis, e a criação de Centros de Excelência em Oftalmologia.

O Dia Mundial da Visão inclui ações de alerta à população como um todo sobre o tema e a realização de exames gratuitos de diagnóstico com crianças em idade pré-escolar da rede municipal de ensino das cidades-sede do evento, com o equipamento de "photoscreening" (aparelho de alta tecnologia que permite o diagnóstico precoce de problemas visuais em crianças a partir de seis meses de idade, por meio da análise do reflexo da luz emitida na fotografia dos olhos do paciente), para a detecção de problemas como miopia, hipermetropia, catarata, astigmatismo, estrabismo, entre outras alterações visuais. Haverá também simpósio sobre "O Futuro da Oftalmologia: Os Próximos 10 Anos" e a doação de 10 equipamentos de "photoscreening", além da distribuição de cartilhas sobre saúde ocular à população, a exposição e realização de leilão virtual de óculos de diferentes celebridades, cuja verba angariada será revertida à Fundação Dorina Nowill Para Cegos e, a realização de campanha de doação de óculos.

O DMV reúne autoridades nacionais, estaduais e municipais, especialistas da oftalmologia brasileira e da OMS, médicos da Universidade de Vanderbilt, Tennessee (EUA), entre outros profissionais de renome no setor.

Atividades

Durante o DMV, oftalmologistas da cidade de São José dos Campos e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) analisarão os exames oftalmológicos realizados pelos voluntários do Lions em 4,5 mil crianças com idades entre três e seis anos, alunos da rede municipal de ensino das cidades de São Paulo e de São José dos Campos, nos dias 10 e 11 de outubro, respectivamente, utilizando 10 equipamentos MTI – PS100 "photoescreening".

A exposição dos óculos doados pelas mais diferentes celebridades dos meios artístico e esportivo acontecerá no dia 10, no Memorial da América Latina, em São Paulo e, no dia 11, na Universidade do Vale do Paraíba (Univap). No dia 11, os óculos serão leiloados pela Internet, pelo website Lokau.com. A renda angariada com o leilão será revertida integralmente para a Fundação Dorina Nowill Para Cegos, instituição que desde 1946 traz a oportunidade aos deficientes visuais de ter acesso a livros em Braille.

No dia 11, o evento inclui a realização do Simpósio sobre "O Futuro da Oftalmologia: Os Próximos 10 Anos", direcionado aos profissionais de oftalmologia, agentes de saúde e membros do Lions, cujas palestras serão ministradas por autoridades da oftalmologia brasileira, especialistas da OMS e da Universidade de Vanderbilt – Tennessee (EUA).

O DMV é parte integrante do programa SightFirst – A Visão em Primeiro Lugar, também desenvolvido internacionalmente pelo Lions, cujo objetivo é contribuir com iniciativas destinadas à preservação da visão de pessoas no mundo todo. O SightFirst foi criado em 1990, reunindo especialistas na prevenção da cegueira, organizações para deficientes visuais, hospitais, governos e voluntários do Lions, todos atuando em prol de ações voltadas a proporcionar atendimento oftalmológico à população. Hoje, o programa é realizado em 74 países, nos cinco continentes e apresenta um saldo de 521 ações em todo o mundo, somando investimentos de US$ 116.933.550,83. No Brasil, o programa foi implantado em 1991, e totaliza até o momento, 119 projetos realizados de combate e prevenção à cegueira curável, dos quais 23,3 mil foram cirurgias oftalmológicas. Em parceria com o Incat (Instituto da Catarata) na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o SightFirst realizou mais de 160 mil atendimentos.


Veja o programa


Setembro de 2001
Ketchum Estratégia Assessoria de Comunicação
 
Informações com Elaine Moreira e Fernanda Bueno
( (11) 5096.4334 ramais 244 e 240
* elaine.moreira@estrategianet.com