Lions Clube doa US$ 10 mil para vítimas de enchentes

A Fundação Lions Clubes Internacional (LCIF) está doando US$ 10 mil para as vítimas das enchentes de Pernambuco e Alagoas. A iniciativa tem por finalidade subsidiar ações dos Lions Clubes locais para socorrer os desabrigados.

Em Pernambuco, R$10 mil serão revertidos em 585 cestas básicas (15,5 k com 13 itens cada) e 900 lençóis, que serão distribuídos por voluntários do Lions Clubes nas cidades de Palmares, Barreiros e Catende. Em Alagoas, R$ 8.500 serão usados para distribuir 780 cestas básicas que serão doadas em todo estado.

Antes de receber este subsídio emergencial, os Lions Clubes se organizaram e desenvolveram várias ações para atender o estado de calamidade pública da região.

Foram instalados postos de arrecadação de alimentos e roupas em diversos pontos das cidades de Recife, Olinda, Garanhuns, em Pernambuco, e Maceió. Além da solicitação por meio de rádio, TV e jornais locais e ainda com auxílio de doações em condomínios, empresas e prédios da região.

O Lions Clubes organizou a distribuição de todo mantimento nas cidades mais atingidas e ainda doou 100 colchões novos par as cidades de Barreiros, Palmares e Catende, em Pernambuco. Foram arrecadados e distribuídos mais de 20 toneladas de alimentos e roupas.

As chuvas que atingiram a região nordeste causaram alagamentos, deixando cerca de 200 mil pessoas desabrigadas e mais de 50 mortos. Foi a maior precipitação no mês de julho, dos últimos 40 anos. Foi decretado estado de calamidade pública em todas as cidades atingidas. Em Pernambuco, mais de 25 cidades foram atingidas, em Alagoas quase 30.