LIONS PARTICIPA DA CAMPANHA OLHO NO OLHO

Setembro/99

O Lions Clubes de São Paulo participou da "Campanha de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual Olho no Olho 1.999", realizada nos dias 18 e 19 de setembro, no Hospital das Clínicas de São Paulo. O projeto era nacional e estava sob coordenação do professo titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP, Newton Kara José. Cerca de 30 voluntários do Lions trabalharam durante o final do semana no Hospital das Clínicas.

Os especialistas realizaram exames gratuitos de acuidade visual para detectar problemas, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, entre outros. Os coordenadores do projeto atenderam mais de 1.500 crianças da primeira série do primeiro grau de várias escolas públicas de São Paulo.

sobe.gif (1369 bytes)Voltar


REPRESENTANTE INTERNACIONAL DA OMS VISITA O BRASIL A CONVITE DO LIONS

Setembro/99

Entre os dias 1º e 9 de outubro, o Lions Clubes de São Paulo, São José dos Campos (SP), Goiânia, Salvador e João Pessoa receberam o Assessor Técnico do Projeto SightFirst e oftalmologista da Organização Mundial da Saúde, Serge Resnikoff, e o Coordenador do SightFirst para os Projetos da América Latina, Mark Bularzik. De acordo com o presidente internacional do Lions, Augustin Soliva, estiveram no Brasil para conhecer e avaliar as campanhas realizadas pelo projeto SightFirst do Lions.

sobe.gif (1369 bytes)Voltar


 POPULAÇÃO CARENTE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS É ALVO DO LIONS

Setembro/99

O Lions Clubes realizou no dia 4 de setembro (sábado), um mutirão de exames de acuidade visual para detectar a necessidade de cirurgia de catarata entre a população carente da região Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O projeto "Mutirão da Catarata" faz parte do programa internacional do Lions de combate à cegueira, principalmente, a causada por catarata, chamado "SightFirst" (Visão em Primeiro Lugar).

O objetivo do mutirão foi atender as pessoas com mais de 50 anos e realizar, nos próximos seis meses, 500 cirurgias de catarata de graça. Para este projeto, o Lions Clubes doou US$ 50 mil. De acordo com o presidente internacional do Lions Clubes, Augustin Soliva, mais de 60 voluntários, entre membros do Lions e oftalmologistas, atenderam cerca de mil pessoas no sábado.

sobe.gif (1369 bytes)Voltar


POPULAÇÃO CARENTE DO VALE DO PARAÍBA É ALVO DO LIONS

Setembro/99

O Lions Clubes realizou no dia 2 de outubro (sábado), um mutirão de exames de acuidade visual para detectar a necessidade de cirurgia de catarata entre a população carente da região de São José dos Campos, interior de São Paulo. O projeto "Mutirão da Catarata" faz parte do programa internacional do Lions de combate à cegueira, principalmente, a causada por catarata, chamado "SightFirst" (Visão em Primeiro Lugar).

O objetivo do mutirão foi atender as pessoas com mais de 50 anos e realizar, nos próximos seis meses, 500 cirurgias de catarata de graça. Para este projeto, o Lions Clubes doou US$ 50 mil.

sobe.gif (1369 bytes)Voltar


 LIONS LANÇA NOVA CAMPANHA DURANTE DIA MUNDIAL DA VISÃO

Outubro/99

O Lions Clubes realizou, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Visão (World Sight Day), dia 14 de outubro. O objetivo do evento foi alertar a população e a sociedade sobre a importância do combate e prevenção da cegueira. Neste ano, o Dia Mundial da Visão foi centralizado em Nairobi, no Quênia. Segundo o Presidente Internacional do Lions, James E. Ervin, essa região foi escolhida porque 80% dos casos de cegueira mundial estão na África e na Ásia. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 40 milhões de pessoas no mundo são cegas e 90% delas encontram-se me países em desenvolvimento. O Dia Mundial da Visão é sempre celebrado na segunda quinta-feira do mês de outubro.

A catarata - perda da transparência do cristalino do olho – é responsável por 50% de todos os casos tratáveis de cegueira. No Brasil, são registrados 240 mil novos casos de catarata por ano. Nos Estados Unidos, cerca de 750 mil pessoas são cegas. A cada ano, este número aumenta em 50 mil.

sobe.gif (1369 bytes)Voltar


 LIONS LANÇA NOVO PROJETO MUNDIAL DE COMBATE À CEGUEIRA

Outubro/99

No último dia 14 de outubro, o Lions Clubes comemorou o Dia Mundial da Visão. Durante o evento, foi lançada uma iniciativa mundial de combate à cegueira. O presidente internacional do Lions Clubes, Jim Ervim, ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter e do oftalmologista e representante da Organização Mundial da Saúde, Serge Resnikoff, anunciou o "Millennium Pledge", programa pelo qual o Lions Clubes se compromete a salvar a visão de 20 mil pessoas a cada semana durante o ano 2000. "Neste período, pretendemos evitar que mais de 1 milhão de pessoas fiquem cegas em todo o mundo", conta Jim Ervim.

Segundo o presidente internacional do Lions Clubes, o projeto "SightFirst" (Visão em Primeiro Lugar) será uma das principais ferramentas para atingir os objetivos do "Millennium Pledge". O SightFirst foi estabelecido no Brasil em 1991, onde já foram desenvolvidos 93 projetos de combate e prevenção da cegueira. Destes 93 projetos, 84 se destinaram à cirurgia de catarata. De 1991 até hoje, o SightFirst já realizou em todo o Brasil mais de 14 mil cirurgias gratuitas de catarata. Também proporcionou mais de 60 mil exames oftalmológicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira mundial estão concentrados na África e na Ásia. O presidente internacional do Lions, Jim Ervim, reforçou a importância da participação de outras associações, organizações e universidades neste esforço em conjunto.

Segundo dados da OMS, cerca de 40 milhões de pessoas no mundo são cegas e 90% delas encontram-se me países em desenvolvimento. Se não existissem iniciativas de combate à cegueira, como os projetos do Lions, este número dobraria para 80 milhões em 25 anos. No Brasil, são registrados 240 mil novos casos de catarata por ano. A catarata é a perda da transparência do cristalino do olho e é responsável por 50% dos casos tratáveis de cegueira. Nos Estados Unidos, cerca de 750 mil pessoas são cegas. A cada ano, este número aumenta em 50 mil.

sobe.gif (1369 bytes)Voltar