Jaula Aberta

Espaço aberto para reflexões e temas leonísticos

O Aplauso ao Hino e as "Companheiras Leão"

Diletos companheiros e companheiras, novamente venho até vocês, agora para trazer a baila alguns assuntos ditos polêmicos no dia a dia do Lions Clube.

Em primeiro lugar, quero chamar atenção para o hábito que se adquiriu de aplaudir a Bandeira do Brasil ao final de cada reunião, bem como em seu início aplaudir a execução do Hino à Bandeira.

Os entendidos em protocolo, consideram tais procedimentos falhas protocolares. Recordo muito bem, do tempo em que servi no CPOR, jamais ter presenciado aplausos nem a Pavilhão Nacional tampouco a qualquer Hino e passei a prestar atenção em solenidades militares verificando que tais procedimentos realmente não são realizados.

Coloquei-me em campo para pesquisa de tais fundamentos e eis que deparo com magistral informação na publicação "Leão Sabido", de autoria do nosso past Diretor Internacional 65/67 Áureo Rodrigues, quando diz: " a lei não prevê outra forma de saudação à Bandeira Nacional, a não ser a posição de sentido e continência para os militares e os civis de pé, em atitude de respeito e silêncio, com a cabeça descoberta". Cita a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, alterada pela Lei nº 5.812, de 12 de outubro de 1972 – art. 30 parágrafo único.

Outro assunto bastante polêmico, diz respeito à denominação de "Companheira Leão", que segundo os entendidos em nosso idioma trata-se de construção que agride frontalmente as regras de nossa língua, posto que deveria ser "Companheira Leoa". O próprio Companheiro Leão Áureo Rodrigues, na Convenção Nacional de 1991 em Porto Alegre, apresentou moção tentando corrigir esse equívoco lingüístico, tendo no entanto sido reprovado em plenário e além do mais ficou estabelecido que o plural seria grafado como "Companheiras Leão" ao invés de "Companheiras Leões". Dizem os filólogos que a coisa piorou quando se pretendia consertar.

Em nosso Clube Cibernético "Circle LP", recentemente muito se discutiu a esse respeito, com opiniões favoráveis à proposição de Áureo Rodrigues, de Leões ilustres como Nalini, Struve, Jacymar Ribeiro, Barduco, Godoi e outros.

Suplico aos diletos companheiros e companheiras, que não gastem seu precioso tempo em enviar-me seu importante ponto de vista, que no entanto ficaria muito agradecido se assim pudesse acontecer. Ficarei certamente muito contente se com essas observações os fizer pensar nos assuntos em pauta.

Um forte e respeitoso abraço leonístico.

Com Ordem Nós Servimos.

Sergio Esteves