Jaula Aberta

Espaço aberto para reflexões e temas leonísticos

A PREMIAÇÃO LEONÍSTICA

Todos nós adentramos ao movimento Leonístico para, sem fins políticos ou religiosos, promover, durante nosso tempo livre, os princípios éticos, o bem-estar da humanidade e o bom companheirismo.

Tudo isto firmado em cima do slogan de Lions, "Nós Servimos". Sim! Nós servimos a todos. Servimos desinteressadamente.

Até aqui creio que todos concordam comigo.

Vou entrar agora para o lado administrativo, teórico, "chato" da coisa.

Como o Lions incentiva seus sócios a participarem frequentemente do movimento? Afora a satisfação pessoal de cada um de servir, de praticar o bem, há as premiações possíveis e merecedoras que a Associação Internacional outorga a quem de direito. Por exemplo: o companheiro frequentou as reuniões de seu Clube o ano inteirinho? Recebe o pin de Frequência 100%; frequentou as reuniões de seu Clube cinco anos ininterruptamente? Também é condecorado; e etc.

Nada mais justo que premiar estes homens e mulheres que, verdadeiramente, se dedicam ao movimento. Mesmo porque todos nós, sem exceção, gostamos de ser reconhecidos quando de fato o merecer. Acho que Lions Internacional sabe agradecer - via estes prêmios - a dedicação destes sócios nos momentos corretos.

Mas acho que a Associação está falhando um pouquinho no trato com os Presidentes de Clubes e Goverandores de Distritos. Talves não a Associação diretamente, e sim os que a assumem.

Vejamos: alguns Clubes possuem sócios que não mereciam lá estar por diversos motivos que aqui não nos aprofundaremos (no caso de Distritos, não só sócios como também Clubes). O que fazer então com eles? Logicamente que é afastá-los, demiti-los, aposentá-los se for o caso. O que não pode, e é o que vem acontecendo, é permitir que estas maçãs podres estraguem as outras.

Acontece que, se não for por muito amor ao Leonismo, os Presidentes não tomam esta decisão. Por que? Porque se assim o fizerem estarão indo de encontro com as decisões de quem assumiu a Associação, ou seja, deixarão de merecer o prêmio internacional de grande presidente, de presidente cinco estrelas, etc.

Mas podem dizer que, se ele colocar mais um monte de gente no lugar dos que saíram ficando assim com um saldo positivo, ele ganhará o prêmio... Aí é o início do problema, selecionamentos maus feitos, pessoas simplesmente escolhidas, e não selecionadas. Mas tudo feito às pressas, e com o consentimento da Associação, simplesmente para não diminuir o quadro de sócios dos Distritos, da Associação Internacional.

Por isto que eu disse: - só por verdadeiro amor ao movimento um Presidente toma esta posição, a de abrir mão de qualquer reconhecimento de trabalho, de qualquer reconhecimento de horas de dedicação, de qualquer reconhecimento de um saneamento realizado para o bem dos sócios ativos, etc.

Meus queridos Dirigentes Leonísticos, creio que já é passada a hora de revermos esta posição. Se não no mundo, pelo menos no Distrito Multiplo L. Não podemos castigar alguém que esteja querendo o melhor para o movimento Leonístico, para o seu Distrito, para o seu Clube. Estamos incentivando assim a passividade das pessoas (o que é mais fácil). Para um futuro breve, será uma grande derrota para o movimento.

Leonisticamente,

CL. Jacymar Ribeiro de Arruda
Presidente que não merecerá "prêmios".
L.C. Ribeirão Preto Campos Elíseos.
jakyr@convex.com.br