Jaula Aberta


Espaço aberto para reflexões e temas leonísticos


We Serve

Companheiro Nalini

A cada dia que passa, a cada instrução que leio, a cada informação que acumulo (e essa jaula aberta do CL Benjamin Bueno é um exemplo marcante) mais acredito no leonismo virtual em substituição ao jantarismo real dos quais já participei. Precisamos intensificar nossa posição no quadro virtual.

As preocupações do CL Benjamin, suas sugestões e ardor, assim como as de vários Companheiros que já se manifestaram nessas páginas confirmam que está na hora de arregaçar as mangas. Nem mesmo importa o nome Lions, Circle etc., podendo ficar até mesmo o simples e maduro "We serve".

Devemos nos reestruturar, montar comissões, dividir a carga num lombo maior. Muitas são as frentes de trabalho, algumas tão importante como o respirar.

Sugiro uma reunião, ainda não sei como, mas ela deve existir.

Poucos estão enxergando, por exemplo o que se passa com a Educação.

Muitos pais adoraram o projeto "não há mais repetência", "vamos modificar a grade horária" (e só com esse, alguns milhares de professores simplesmente perderam o emprego!). A Educação há 30 anos está apodrecendo, acabou a sobriedade. Os homens educados e formados de hoje, os quais são os educadores e políticos já são o resultado dessa formação defeituosa. Os advogados de hoje, aqueles da faculdade ali da esquina debaixo, estão longe da postura daqueles da São Francisco dos anos 40.

Os políticos de amanhã, todos terão diplomas, nenhum deles terá "repetido em nenhum ano", suas avaliações (na base do fazer "cruzinhas") são impecáveis. Imagine, são eles que decidirão o que fazer conosco!

Eu fiz meu "científico" com os três volumes do Dr. Mario Faccini (Física e Química) e com Prof. Manoel Jairo Bezzerra, Omar Catunda na Matemática, eu tinha espanhol, inglês, francês, latim, trabalhos manuais, tecelagem, pintura, desenho artístico, marcenaria, português, história, geografia e aulas de caligrafia no Colégio Estadual Dr. Paraíso Cavalcanti, em Bebedouro. Meu professor de Química foi o Prof. Dr. Lauro Kfouri! Um mestre.

Como é o Colégio Estadual de nossos filhos hoje? Será tão difícil criar a rede "We Serve" de Ensino Virtual?

Será que o "We Serve" não poderia dar aulas de Agronomia (não temos um agrônomo sequer em nossa agremiação?), aulas de Direito (será que temos um advogado capacitado em nossa linha?), aulas de política (será que temos algum político honesto em nosso quadro?).

Será que temos na nossa turma alguém que saiba diferenciar capitalismo de comunismo, de globalização de crimes contra a humanidade, que saiba informar aos nossos filhos o que é crime contra a humanidade? Será que podemos ser úteis?

Vamos nos cadastrar direitinho, fixar comissões (social, cultural, educação, AIDS, visão etc.) e, até se necessário, vamos fixar uma mensalidade para que tenhamos fundo para essa restruturação (mais megabites, mais softwares específicos). Vamos fazer uma grade do que temos e do que precisamos.

Tenho colaborado em vários sites (Estação Ciências, Educ@re etc.), publico artigos que poderão ser de utilidade para nossos filhos e netos (se tiver oportunidade adquira a revista Eletrônica Total desse mês, por exemplo, lá tem artigo meu sobre Motores Eletrostáticos).

Em um par de meses posso colocar no "We Serve" uma centena de artigos equivalente, textos científicos e técnicos (tenho um artigo sobre Sementeiras, totalmente ilustrado - gif -, à pronta disposição - são 20 ou 25 páginas só de técnicas de enxertia). Eu estou pronto para colaborar ... faltam-me ferramentas.

Nalini, analise isso, modifique, melhore, organize (mais cabeças, mais neurônios). Parece-me viável.

Abraços Companheiro de Ideal


Luiz Ferraz Netto - Léo leo@barretos.com.br

1