Jaula Aberta


Espaço aberto para reflexões e temas leonísticos


O Leonismo tem futuro?

Trabalho feito pelo Companheiro Jacymar, com a colaboração do Companheiro Leo_Barretos
Saúdo àqueles que compenetrados do espírito leonístico, afastam-se das picuinhas e põem o problema em discussão. A iniciativa do CL Jacymar em levar o assunto para debate, junto aos demais companheiros de seu Clube, é um fato digno de nota. É primordial ressaltar isso.

Relativamente ao problema em si "o que está ocorrendo com o Movimento" sempre há algo a comentar --- e sempre que houver oportunidade tenho a liberdade de exprimir uma opinião; vejamos, intercalando ao texto do CL Jacymar:

CL Jacymar - Companheiros!
Em outubro/novembro tivemos neste nosso Círculo grandes desabafos, incompreensões, desencantos e motivações com relação ao nosso movimento Leonístico.

Leo - Não podemos dizer que os desabafos e desencantos ocorreram em determinada época (outubro/novembro), tendo como parâmetro apenas alguns e-mails recebidos. O abalo ocorrido já está sendo acumulado pelo menos há 5 anos (se não mais!). A estrutura social mudou, a tecnologia mudou, a educação mudou, a situação da classe média mudou, o lucro dos empresários tradicionais mudou ------ os Lions Clubes não! A pompa e circunstância não! Os minúsculos simbólicos não!
[Por que será o PIN do lado esquerdo? ... A resposta mais lógica é que: como as pessoas se abraçam encostando o lado direito ombro a ombro, o pin do lado esquerdo em nada atrapalhará!]

CL Jacymar - Isto me levou a pedir ao meu Clube que fizéssemos um pequeno debate, melhor dizendo, um pequeno fórum interno, sobre o que está ocorrendo com o Movimento.
Uma Assembléia Extraordinária foi pouco. Já realizamos duas e estão nos pedindo a terceira.

Leo - Essa foi uma opção louvável. Tão louvável que merece complementação: anotar as perguntas feitas e suas respostas, anotar as propostas indicadas e suas conseqüências, anotar como o Presidente organizou os grupos de discussão e os resultados de cada um. Preparar um relatório abortando o tema discutido, seu andamento e sua conclusão. Indicar, nesse relatório, as palavras de cada CL sobre o quanto de si (horas trabalhadas) foi dispensado em prol de seu Clube e do Movimento (nessas horas não devem ser incluídas aquelas dispensadas pela Domadora --- só do Leão). A publicação de tal relatório, sem dúvida, mostrará (em média) "o que está ocorrendo com o Movimento".

CL Jacymar - Há muito eu não via o Clube com mais de 90% de presenças, há muito eu não via tamanha empolgação de todos em uma reunião. Até mesmo que costumava só ouvir estava falando. Estamos discutindo tudo, desde evasão de sócios até Objetivos e Código de Ética.

Leo - Esperamos que na próxima festiva, na próxima reunião, na próxima promoção para recolhimento de mantimentos e brinquedos para o Natal das crianças carentes, os 90% participem ativamente dando de si aquela parcela tão exaltada no companheirismo. Tal participação praticamente acabaria com o "mal dos presidentes", os fazem tudo --- providenciam toalhas, acertam os garçons, verificam as lâmpadas, preparam as mesas, o som, as cadeiras, as chaves, a abertura e o fechamento do Clube (sempre com a participação das Domadoras --- os Leões são "incontráveis"). Presidente deve PRESIDIR E NÃO SER O "PÉ DE BOI", indicar comissões ... e não fazer o trabalho delas. O "mal dos presidentes" tornam os companheiros apáticos e, na próxima eleição, acharão o novo "pé de boi". Presidente tem suas funções sociais (junto à prefeitura, rádios, jornais, autoridades e celebridades) e coordenativas (junto às comissões designadas). Presidente pode ajudar a arrumar cadeiras (isso é até um bom exercício físico) ... mas não tem que arrumar cadeiras! Se alguém é convidado a ingressar no Clube (com pompa e circunstância!) e depois não é solicitado (e cobrado) para participações beneméritas, o mínimo que tem a fazer é sair mesmo --- qualquer ser consciente fará isso! E, importante, se ele trabalhar e der duro, para depois ver o resultado de seu trabalho virar pintura de salão de seu clube, nova cozinha, enfeites de mesa, novos talheres, novos banheiros, novo gramado, nova iluminação, nova tabuleta, ramalhetes e brindes para companheiros e muitos outros eteceteras, E R$ 50,00 DE DOAÇÕES EM PÃES (uma "volumosa" ação benemérita), ALGUÉM IRÁ CRITICAR SUA CARTA DE DEMISSÃO?????????

CL Jacymar - Estamos chegando a alguma conclusão geral, e a intenção é corrigir (pelo menos começar esta correção dentro de nosso Clube), mudar, reestruturar tudo que estiver falho, errado, já.
A ultima coisa que nosso Clube quer hoje é fechar os olhos, tampar os ouvidos e calar.

Leo - Isso é gente! Isso é gente grande! Ele poderá ajudar não só a eles como aos demais. Pergunta-se, discute-se e APLICA-SE, plagiando ... DOA A QUEM DOER!
Essa atitude, discutida, aplicada e transportada aos demais clubes (que com certeza têm problemas do mesmo tipo ... e não se manifestam por DER --- muitos nem sabem o que é e.mail!) só pode, se não resolver, pelo menos mostrar quanto a atualização é necessária.

CL Jacymar - Quem está próximo a nós sabe das mudanças que vêem ocorrendo em nosso meio, em nosso Clube.

2- Quem próximo? Se me permite a pergunta. A comunidade? Os mais necessitados? O Prefeito? Os Jornais? Relegue-me o propósito, é honesto. Apreciaria de coração ser convidado a uma das reuniões e ver todos conjugando o mesmo verbo --- SERVIR. Sua luta para que isso se efetive merece nossos aplausos.

CL Jacymar - Não podemos deixar que, como disse o Companheiro Ilson, "estes mais espertos" predominem, dominem.

Leo - Essa será sua maior batalha. Os mais espertos, os dominadores, não atuam abertamente, utilizam sempre do "pau mandado". Aquele com algumas sinapses a menos que não percebem quanto mal estão fazendo ao obedecer carneiristicamente o espertão, tipo socegado, quieto, matreiro, bem trajado, burguês, clássico do tipo "vem a nós" e "ao vosso reino nada". Em geral ele quer destaque no jornal e na sociedade, mostrando um polimento superficial sobre uma carcaça vazia.

CL Jacymar - Fazer valer os Estatutos e Regulamentos, o Código de Ética, os Objetivos não é fácil, mas é justo. Portanto tentemos ser o mais justo e perfeito do ideal de Melvin Jones.

Leo - Não oremos por uma perfeição. Ser humano não é perfeito e seu livre arbítrio lhe dá o direito de errar! Errar nem sempre leva ao desmoronamento. Qual o aluno que não erra! Avaliar o erro, dosa-lo, estudar sua amplitude relativa é o melhor que se pode fazer. Como todos sabem, nenhuma medida é perfeita e jamais poderá estar isenta de erro mas, para isso, temos a Teoria dos Erros. Uma estrutura matemática que confina os erros dentro do permissível. Se confinarmos 80% dos erros dentro do Movimento e Clubes, a entidade será a mais "perfeita" da face da Terra.

CL Jacymar - A pedra bruta, aquela que tiramos da terra, está aí para ser desbastada, polida, lapidada. No fim, ela será bela. Ela poderá ser encaixada em outras. Desta forma será possível mantermos um movimento que nasceu sólido e que estamos derrubando devido às pedras tortas que estão nesta parede, nesta construção.

Leo - E continuará a ser pedra! Sua estrutura atômica, a organização de suas moléculas e átomos nos cristais ou seu caráter amorfo, se esse é o caso, continuará do mesmo modo --- mantém-se cristal ou mantém seu estado amorfo. A beleza é um externo relativo alterável como são permanentemente alterada as células do corpo humano. A bela mulher italiana dos quadros clássicos nada se assemelham à Brigite Bardot ou à loira do tchan. Sou radical nos conceitos, mas emocional nas dissertações humanas. Esse parágrafo acima me emocionou!

CL Jacymar - Um grande e fraternal abraço Leonístico a todos

Leo - Um abraço que agradeço, tal a honestidade intelectual da fonte, da qual leio e sinto com carinho. CL. Jacymar - L. C, Ribeirão Preto - Campos Elíseos
ET.: Para que não tivéssemos que ficar indo à nossa página pesquisar de onde são os Companheiros que nos enviam vivêssemos, haja visto o número de sócios hoje neste Círculo, pediria a gentileza de todos assinarem com nome, Clube e cidade.

Leo - Não vou me desculpar pelos erros ortográficos ou gramaticais cometidos ... sou a pedra a ser lapidada. Carinhosamente, a todos, meu abraço (apertando do lado direito ... para não se machucar com o pin).
Léo-Luiz Ferraz Netto UIN: 2625239


1