Descrição do Tema do Presidente KAY FUKUSHIMA

“UM SÓ MUNDO, UM SÓ CORAÇÃO”

(tradução de CL. MAURO WERNECK

“Um Só Mundo; Um Só Coração” meu tema pessoal para o Ano Leonístico 2002-2003, visa a ajudar a unir, motivar e inspirar todos os sócios de nossa Associação a pugnar pela qualidade e excelência, com muita força de vontade e um compromisso profundo em seus corações.  As palavras chaves do tema são “um só”.  Com este tema pessoal, esperamos reduzir a apatia, a indiferença e a falta de foco, mobilizando conjuntamente nossas energias em direção ao trabalho de extensão, fazendo da expansão de nosso Leonismo a alavanca principal  para vencer o desafio de “Construir Um Futuro Melhor” para nossa Associação.  Na medida em  que milhares e milhares de homens e mulheres, de todas as partes do mundo, ingressarem nos novos clubes, mesclando seus corações com os corações dos  sócios atuais, nós vamos sentir mais forte a presença de nossos voluntários em todos os cantos do planeta. Aí vamos de verdade expressar o profundo significado de nosso “slogan”, “Nós Servimos” e dos temas “Um Só Mundo, Um Só Coração” e “Construindo Um Futuro Melhor”.

“Um Só Mundo”, parte de nosso tema pessoal, enfatiza o fato de que nós realmente causamos impactos em toda a Humanidade.  Como voluntários, impactamos e fazemos a diferença na qualidade de vida de outras pessoas, no mundo inteiro, e  também damos grande contribuição para melhorar a atitude da população de muitas sociedades neste planeta Terra.  Quando olhamos uma fotografia do Globo, tirada do espaço exterior, nunca enxergamos linhas divisórias separando países, estados, municípios e cidades.  O que de fato vemos são grandes áreas continentais, muita terra e muita água, compondo o que temos em comum  e a compartilhar: Um Só Mundo.  Como Leões, prestamos serviços a partir de várias partes do mundo, motivados por nosso “slogan”, “Nós Servimos”, e não “Nós Servimos, como Leões, a este País” ou “Nós Servimos, como Leões, a este Clube”.  Um aspecto positivo que adveio dos trágicos acontecimentos de 11 de setembro de 2001, atingindo brutalmente a comunidade do World Trade Center, consistiu em nos ensinar sobre o quanto se pode conseguir quando o povo de todo o mundo  se  une em favor de uma causa, visando a um mesmo objetivo,  bem maior do que qualquer pessoa e qualquer país.  O conceito de “Um Só Mundo” expressa este sentimento e nos encoraja  a trabalhar coletivamente e enfatizar a  unicidade de todos nós.

O conceito de “Um Só Coração” se refere a todos os esforços, individuais e coletivos, que colocamos a serviço de nosso profundo desejo de ajudar a Humanidade, pessoa por pessoa, buscando fazer a diferença para cada uma.  O denominador comum a nós todos reside na vontade de se dar sem esperar coisa alguma em troca, e ajudar todos que precisam de ajuda, estejam eles em nossas comunidades ou espalhados pelo mundo afora.  Este coração altruísta e filantrópico  e o profundo compromisso e desejo de servir dos Leões são os fatores que criam nossa sinergia  no realizar tantas atividades, em todos os cantos de nosso mundo..  Quando toda esta generosidade é colocada sob um microscópio, o que aparece, gigantesco, é “Um Só Coração”.  Este coração é abastecido por muitíssimos pequenos corações de pessoas denominadas Leões, Lionesses, Domadoras, Leos e Castores, sempre ajudando a fazer contribuições individuais para a melhoria e desenvolvimento da sociedade e das comunidades,  e para o  avanço da Civilização e da Humanidade.

O coração humano não vê distinção de sexo, raça, idade ou nacionalidade, como também não a vê o Leonismo.  Cada coração é dirigido e controlado por uma só pessoa, em cujo peito ele bate, e que lhe determina se servirá para dar, amar, se envolver e se doar, ou que, pelo contrário, lhe impõe que se recuse a adotar qualquer sentimento nobre.  Nós, humanos, respiramos o mesmo ar, bebemos a mesma água e dependemos da Mãe Terra para nos sustentar.  Sem “Um Só Mundo, Um Só Coração”, nenhum de nós poderá viver ou mesmo subsistir da maneira em que vivemos hoje; logo, devemos aprender como “Construir Um Futuro Melhor”  para fazer com que “Um Só Mundo, Um Só Coração” seja o melhor possível para todos e cada um de nós.