Instrução Leonística

A Freqüência

Hoje vamos falar alguma coisa sobre o tema "Freqüência". Esta obrigação que o Leão assume ao ser admitido n Clube. A freqüência é o termômetro que indica quando um Clube está gozando de boa saúde. O índice de freqüência varia de acordo com o interesse e motivação dos Companheiros(as). Podemos dizer que um Clube está ativo, bem conduzido, onde o companheirismo é cultivado e as realizações se sucedem em benefício da comunidade, quando a freqüência entre os sócios está acima de 75 %.

Assim, temos a seguinte classificação de um Clube: até 50% seu desempenho é regular; em 75% sua atuação é boa; acima de 75% é que podemos classificar como ótimo o comportamento de um Clube perante suas múltiplas obrigações.

Nossos estatutos determinam que o Clube deve realizar, mensalmente, duas Assembléias Gerais e duas Reuniões de Diretoria. Em nosso regimento interno estão previstas as Assembléias para as 2ª e 4ª terças-feiras do mês. As reuniões de Diretoria são realizadas na 1ª e 3ª terças-feiras de cada mês.

De acordo com o Art. 44 de nossos Estatutos, o sócio ativo está obrigado a comparecer às Assembléias Gerais ordinárias e, quando convocado, para as extraordinárias.

Como prêmio o Companheiro(a) que tem 100% de freqüência é distinguido(a) no final do ano leonístico com um distintivo próprio ou com um diploma em reconhecimento de sua atuação.

Se o(a) Companheiro está com sua freqüência prejudicada, poderá fazer a chamada RECUPERAÇÃO, através de participação em Reunião de Diretoria, em visita a outro Clube, com a presença em reuniões da Região/Divisão, ou, ainda, com participação em atividades promovidas pelo Distrito. É costume o Clube justificar a ausência de um(a) Companheiro(a), quando o(a) mesmo(a) participa em nome do LIONS de qualquer atividade em sua comunidade.

As Reuniões Festivas, que muito servem para animar um Clube, também são oportunidades que somam pontos na freqüência de um(a) Companheiro(a).

Outros motivos considerados justos (doença, viagem, trabalho, etc.), não prejudicam a freqüência do(a) sócio(a) que ao final do ano leonístico deve receber seu prêmio como recompensa de sua participação nas atividades do Clube.

Por último, esclarecemos que a presença de um(a) Companheiro(a) em quatro reuniões durante um determinado mês não justifica sua ausência nas reuniões do mês seguinte, isto porque o quadro de freqüência é fechado mês a mês .

Esperamos que este pequeno artigo, que não esgota o assunto, pudemos colaborar para a elucidação de algumas dúvidas, especialmente dos sócio recém admitidos em nosso Clube.

CL Mário de Lassaleti Godoi Leite - PastPresidente 95/96

(Este artigo foi enviado, sem o consentimento do autor, mas com a indicação da autoria, para o Círculo Leonistico da Língua Portuguesa www.orlatec.com.br/lions)

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10