Instrução Leonística


Quais as características essenciais de um Leão?

Muitas vezes eu me peguei pensando no que é realmente importante no leonísmo. Quais as características que um Leão deve possuir. Que qualidades e habilidades um Leão precisa ter.

O que os distingue das outras pessoas não é sua idade, sexo ou ocupação. É sua consciência das necessidades dos outros, sua consciente dos desafios que enfrentam. É seu entusiasmo para melhorar as coisas e criar novas oportunidades. Eles têm um fervor por uma causa, ou querem devolver algo à sociedade. Colhem suas recompensas por servir aos outros. Eles puseram em uso seu poder pessoal e seu potencial de liderança pois como dizia o sábio filosofo chinês do século VI, Lao Tse: "Um líder é alguém que trabalha por alguém". Portanto se contribuímos com nosso tempo, emoções, energia e esforço, poderemos ter um impacto real sobre as pessoas e os problemas. Quando contribuímos para o bem-estar dos outros, nossa alegria e nossa realização são infinitas.

O ato de servir a outra pessoa tem dois ingredientes principais que são: primeiro, a disposição e a capacidade em ajudar os outros. Segundo, o tipo, a espécie e a qualidade do serviço prestado. Servir é uma atitude, não uma obrigação, e todos são responsáveis pela ética do servir.

Nós temos quocientes de Inteligência, QI , quociente Emocional, QE . Se houvesse um quociente de serviço, um QS, de quanto seria o seu? De quanto seria o QS de seu clube? Algumas pessoas pensam que "servir" requer apenas palavras ditas com compaixão. Que servir é fazer o trabalho que outros não se dispõem a fazer. Que servir é apenas fazer o que os dirigentes ordenam. Os verdadeiros Leões sabem que o ato de servir tem inicio no topo. Ele começa com uma pessoa. O ato de servir desinteressadamente é um exemplo que outros desejarão seguir. Por isso, me parece que tudo o que é fundamental a um Leão começa dentro de si mesmo. E não pode ser buscado em outras pessoas, embora possa ser aprendido pela observação do exemplo dado por outras pessoas e outros Leoes.

1. Um Leão tem elevado senso ético

o que é ética? Se você fizesse uma lista de palavras tentando definir ética ela incluiria: moral, integridade, honestidade, valores, confiança, dever, virtude, verdade, decência, coragem, prudência, lealdade, honra, bondade, fidelidade e consciência.

Qualquer um concorda que essas palavras são descritivas e apropriadas, mas não são uma definição. Precisamos de uma definição pratica de Ética para nos orientar e ajudar a nos diferenciar, como Leoes, das outras pessoas.

Primeiro Ética não é moral. Ela é um produto da moralidade. A Ética representa ações baseadas nos conceitos de certo e errado.

Olhemos com mais atenção algumas definições que podem ajudar:

Moral: Uma filosofia pessoal baseada na capacidade de distinguir o certo do errado. Aquilo que acreditamos que é certo e errado afeta nosso pensamento e modela nosso caráter. Moral é uma filosofia.

Ética: Padrões elevados de conduta honesta e honrada baseados em nossa moral. Ética é um conjunto de princípios fundamentais para a vida e para os negócios. Como agimos e o que fazemos, nossos métodos de operar e como aplicamos nossa moral são o nosso comportamento ético. Ética é aplicação da moral.

Cada um de nos tem uma responsabilidade pessoal pelo comportamento ético, devemos consciente e constantemente trabalhar nele. Quando o fazemos, damos um exemplo influente aos outros. É nosso elevado senso ético que diferencia um Leão. Quanto mais forte nosso comportamento ético melhores leões nos tornaremos. A maneira pela qual nos comportamos como indivíduos determina como nos comportaremos como nação.

Se pretendemos nos tornarmos verdadeiros leões , precisamos Ter um senso ético forte por duas razoes: para guiarmo-nos e para darmos o exemplo aos outros. Quando temos valores éticos fortes, elevamos o nível de conduta e aspiração tanto para nós mesmos como para nossos companheiros e amigos.

Continuaremos a Ter um futuro brilhante se pudermos encorajar e produzir leões que coloquem a Ética no topo da lista das qualidades de liderança. Se você for uma pessoa Ética, atraíra outras para si. Se diferenciar-se significa Ter grande preocupação com Ética, você será um daqueles que nos liderarão no próximo século.

2. Um Leão é Sensível

A inclusão da sensibilidade na lista de qualidades de um Leão é um tema que pode gerar interpretações errôneas. Um Leão sensível não é um Leão ao qual falte força ou coragem. Não é "amolecimento" ou diminuição do poder de liderança. Um Leão sensível é um líder com elevada consciência das questões, valores e pessoas em nossa sociedade, concentrando-se no mundo em que trabalham, nos problemas e nas pessoas que o cerca.

A sensibilidade não diminui as qualidades de liderança que sempre admiramos nos Leões. A sensibilidade leva ao uso do poder de maneira sábia. As mudanças diárias do mundo exigem, hoje, um grau mais elevado de sensibilidade que não era necessária antes. A globalização exige sensibilidade em uma faixa muito mais ampla de preocupações do que aquilo com que deparavam-se os Leões do passado. Áreas tais como: política econômica, regulamentações e leis governamentais, qualidade e excelência de serviços e tendências futuras.

Talvez mais importante ainda, são as pessoas que os Leões estão tentando liderar. Sensibilidade às suas necessidades é crucial para a efetividade da liderança, porque sem pessoas receptivas e produtivas as ações rapidamente tornam-se secundarias. Precisamos constantemente nos certificarmos de que estamos agindo de acordo com os valores e as necessidades das pessoas com quem nos relacionamos e a quem lideramos.

Sensibilidade em relação aos problemas sociais que enfrentamos diariamente, tomando para si as causas que cercam os muitos problemas sociais existentes. Quando as pessoas começam a ajudar os outros, quando elas têm coragem de olhar além da superfície, quando se tornam sensíveis à dor e ao sofrimento de seus concidadãos, elas mudam! Elas começam a se diferenciar.

Como você se sente quando está dirigindo seu carro pela rua numa noite chuvosa e fria e vê uma pessoa dormindo numa soleira de porta? O que lhe provoca estar em sua confortável sala, sentado, assistindo ao noticiário noturno que mostra uma menina, menor de idade, caminhando até a esquina para encontrar um cliente para um programa? Como você se sente ao saber que o filho de algum amigo pode estar morrendo drogado?

Não é fácil olhar para nós mesmos e admitir que não temos feito o nossa parte. Existe muita coisa a ser feita. Você poderia dizer a si mesmo: "Por onde começarei? O que uma pessoa sozinha pode fazer a respeito desses enormes problemas?" Eu quero lhe dizer que você importa, que você pode diferenciar-se. Você não tem de sentir-se indefesso e impotente diante da enormidade dos problemas. Você pode pegar sua sensibilidade e fazer uso dela numa missão que lhe dê a satisfação que você merece. Quanto mais sensível você se tornar, mais bem capacitado estará para motivar e influenciar os outros, para ajudá-los, para diferenciar-se usando sua liderança pessoal para encorajar os outros a se envolverem.

Existem muitas pessoas cuja sensibilidade e paixão por sua missão tem motivado outros a se juntarem a elas em sua luta para construir um mundo melhor. Seus esforços têm obtido resultados duradouros e de longo alcance. Uma destas pessoas exerceu um grande efeito sobre nosso trabalho. Melvin Jones.

As pessoas mudam constantemente. Ao estudar o passado, você está melhor preparado para enfrentar os problemas de hoje. Vivemos numa economia mundial, num mercado mundial e numa comunidade mundial. Isso não significa perder nossa identidade nacional. Mas significa que você terá de agir, pensar e perceber as coisas a partir de uma nova perspectiva. As lições que a história têm a ensinar podem prepará-lo para manusear as reações humanas negativas de medo, inveja, vaidade e ilusão, e transforma-las em reações positivas de alegria, entusiasmo, orgulho e autoconfiança.

Para servir, você deve resistir à ilusão sobre o que está se passando, seja bom ou mau e não deve confundir o caráter individual, pessoal, com "natureza humana"; atrevimento com coragem, sucesso com integridade ou vitória com felicidade. Leões com uma sensibilidade altamente desenvolvida, têm consciência das forças que os afetam, aos seus companheiros e ao ambiente. Eles têm habilidade para se adaptarem a situação usando sua sensibilidade como ferramenta positiva para construir. Não têm medo de usar sua sensibilidade como uma ferramenta de liderança, pois quanto mais sensível você se tornar, mais amplas se tornarão suas percepções. Quanto mais amplas suas percepções, mais largas possibilidades você verá. E quanto mais possibilidades você vir, mais será capaz de servir e diferenciar-se.

3. Um Leão é uma pessoa que toma decisões

uma das mais importantes ferramentas que um leão tem é a capacidade potencial de liderar e fazer algo acontecer. Uma tomada de decisão corajosa realiza isso. O escritor e filosofo Wilfred A. Peterson diz: "Decisão é o enfrentamento corajoso das questões, saber que se elas não forem encaradas, os problemas permanecerão para sempre sem respostas".

Quando somos indecisos, nós confiscamos o futuro e desperdiçamos tempo, energia, talento, dinheiro e oportunidade. Os Leões mais efetivos são plenamente conscientes disso e sempre preferiram tomar uma decisão errada a não tomar decisão nenhuma. A decisão de decidir pode ser a parte mais difícil do processo. Pode exigir que você passe a noite inteira acordado pesando os prós e os contras. Pode desviar sua energia e atenção de outras questões igualmente importantes, pode ser um momento difícil e desgastante. A decisão freqüentemente concentra-se em resolver decidir porque uma vez tomada uma decisão, ela desperta o espirito do homem. Ela proporciona uma meta, um propósito, uma razão para se estar vivo. Assim que uma decisão é tomada, levá-la a diante torna-se uma questão de vontade, coragem e dedicação. A decisão vem primeiro; o trabalho vem a seguir. Por isso cuidado sempre para não ser pego na armadilha da indecisão, não decidir é uma decisão. Quando você retarda a tomada de uma decisão, o tempo, o destino e as circunstancias decidirão por você, e você pode não gostar do resultado.

Como um líder o leão não pode se dar o luxo de adiar a tomada de decisões. Ele deve Ter a coragem de arriscar-se a uma decisão errada em vez de não tomar nenhuma decisão. Poucas decisões são tão criticas que não possam ser corrigidas. Por isso tenha cuidado quando ouvir nas reuniões:

Essas sugestões poderiam ser legitimas, mais na maioria das vezes são apenas desculpas para evitar a tomada de decisões. O verdadeiro leão sabe que este pode ser o momento de assumir o controle e decidir-se. Com que frequencia você já se viu dizendo "poderíamos Ter evitado isto se...". com que frequencia você já ouviu " mas eu achei que tínhamos decidido isso...". não é possível viver em um ambiente de crise continua, apagando incêndios, isso acontece principalmente por falta de decisões oportunas e claras. Embora nem todo desastre possa ser evitado, muitos podem ser minimizados com decisões rápidas e claras.

Permanecer nas sombras das decisões significa na maioria das vezes lamentar - lamentar coisas não feitas, necessidades não satisfeitas, oportunidades perdidas e experiências desprezadas. Um Leão não pode se dar ao luxo de dizer: "Eu gostaria" ou "se eu tivesse". Sua capacidade e disposição para tomar decisões muitas vezes é a diferença entre a mediocridade e a grandeza. É a diferença entre diferenciar-se e apenas Ter boas intenções. Você não pode sacrificar uma decisão com o desapontamento - seja ele real ou antecipado - para tirar proveito das oportunidades o leoa deve estar disposto a ser capaz de tomar decisões.

O Leões procuram orientação entre seus companheiros, mas ainda assim precisam tomar uma decisão. Eles possuem a vontade para decidir e a vontade para conviver com suas decisões, independente dos resultados. Eles assumem inteira responsabilidade de prestar contas das conseqüências de suas próprias decisões. Eles exercem o poder de decisão informados por um julgamento equilibrado.

Toda decisão é um julgamento - uma escolha entre alternativas. Conseguir bons julgamentos vem da experiência, e a experiência - bem, essa vem de se fazer maus julgamentos.

Os Leões lideres sempre tomaram decisões e tiveram planos que afetaram as gerações futuras. Lembre-se de que as pessoas dependem de um líder para tomar decisões sábias, para estar dispostas a enfrentar situações difíceis e a se preparar para o futuro. Tenha coragem para tomar decisões a longo prazo. Prepare-as para o futuro, não apenas para fazer concertos rápidos com Band-aid. Dê um passo atrás e veja sua decisão a partir do alto de uma montanha. Mantenha seus pés firmemente plantados no chão. Decida-se por diferenciar-se.

4. Um Leão usa sabiamente o poder

O QUE É PODER ? O dicionário nos dá estes sinônimos de poder: autoridade direta, influência, força, hierarquia, posição social, superioridade, influencia política, prestigio, ascendência, domínio e persuasão. Reconhecemos o poder quando o vemos em ação. Conhecemos uma pessoa poderosa quando estamos com ela, e sabemos que precisamos de poder para liderar. Contudo, a exata natureza do poder pode ser evasiva.

O poder é o principal impulsionador de pessoas e eventos. Ele é inerente à liderança. Não se pode liderar efetivamente sem ele. Os Leões que deram a maior contribuição ao nosso movimento, o fizeram por usarem o poder sabiamente.

O uso do poder exige sabedoria e prudência. Lao-Tsé escreveu, em 600 a.C.:

A água é fluida, branda e obediente. Mas a água desgastará o rochedo, que é rígido e não sabe ceder.

Como regra, qualquer coisa que seja fluida, branda e obediente superará qualquer coisa que seja rígida e dura.

Esta é outro paradoxo: o que é brando é forte.

Se você pretende liderar, precisará ser forte, mas gentil; forte o bastante para enfrentar as questões difíceis e gentil o bastante para manter humanas as soluções. Você precisará ser exigente o bastante para desafiar outros a não se contentarem com respostas fáceis e paciente o bastante para saber que toda ação exige mais tempo do que você imagina. Cultivar a sabedoria de usar o poder sabiamente demanda tempo e energia, mas os benefícios valem o esforço. Com poder você pode realizar muito; sem ele, pouco. Você pode possuir todas as qualidades de um Leão e líder e ainda assim não Ter sucesso, a menos que entenda o poder. O poder é uma cola forte que une todas as outras qualidades. Ele energiza pessoas e recursos. Quando você usa bem o poder, mostra às pessoas que merece confiança. Elas sabem que você é sensível e não se aproveitará delas. Quando os companheiros confiarem em você, você ganhará lealdade e respeito.

O poder compartilhado consegue resultados muito maiores. Quando você concede poder a outros, eles têm mais confiança, são mais eficientes. Tornam-se melhores membros de equipe. Ganham autoconfiança a partir do poder que obtiveram e tornam-se pessoas com uma missão própria. O seu exemplo de desprendimento estabelece importantes precedentes e tem um efeito significativo sobre como os outros leões se tornarão futuros líderes.

Lideres sábios como Melvin Jones não se esquivam do poder, nem o procuram desnecessariamente. Sabem que Ter influência freqüentemente intimida as outras pessoas; deste modo, usam o poder cuidadosamente para promover a cooperação e o respeito mútuo. Uma chave para o uso sábio do poder é: "Quanto mais alto você for, com mais gentileza toque os que estão abaixo". El algum ponto você pode ser forçado a usar seu poder para corrigir uma situação. Talvez você tenha de bater o martelo, mas, se o fizer, envolva-o em veludo.

Nunca subestime seu poder. As pessoas reagem às suas ações e palavras. O desempenho delas é afetado pela maneira como você usa o poder. Eisenhower disse: "você não tem de liderar batendo na cabeça das pessoas. Isso é assalto". Indira Gandhi disse: "não se pode apertar uma mão com o punho cerrado". Os Leões lideram através do respeito mútuo e da cooperação, usando o poder para dirigir e ajudar os outros a realizar seu pleno potencial. Lembrando sempre que seu posto lhe dá autoridade mais é seu comportamento que ira conquistar o respeito por você. Maquiavel escreveu: "não são os títulos que glorificam homens, mas homens que glorificam títulos".

É preciso um líder muito seguro para aceitar a crítica e fazer uso dela enquanto está numa posição de poder. Os dividendos por suportar esse desconforto são imensuráveis. Não seja um líder que tem medo de criticas. Como líder, você deve evitar cercar-se de muitas pessoas semelhantes a você. Todos nós gostaríamos de pessoas que se parecem conosco, que têm crenças e preconceitos iguais aos nossos. Isto é confortável por que nos reafirma. Mas um líder verdadeiro procura pessoas que têm a talento de que ele necessita, não apenas aquelas que copiam o seu talento. Você quer e precisa de pessoas que lhe dêem novas perspectivas em vez de reflexos de sua própria visão.

Na etapa final da liderança, Leões e lideres sábios usam o poder para desenvolver sucessores, pessoas que poderiam ocupar seus lugares. Isto raramente é fácil. A transferencia do poder para sucessores preparados marca o fim bem-sucedido da carreira de um líder. Líderes verdadeiros abrem mão do poder da posição com a mesma esperança: que tenham feito o melhor que podiam e que agora seus substitutos avancem com coragem e compromisso. A sabedoria para usar bem o poder não vem da noite para o dia. Erros serão cometidos pois não existe o uso perfeito do poder. À medida que você crescer aprenderá a ser flexível. A coisa mais importante a ser lembrada é ser justo, ético e criterioso no exercício de seu poder. A humildade é o seu mais poderoso ativo como líder. A arrogância é a qualidade mais destrutiva que um líder pode Ter. somente o inseguro e o incerto exige os adornos e demonstrações constantes de um demagogo. Pessoas verdadeiramente poderosas não tem necessidade de proclamar ou gabar-se de seu poder. Elas sabem que sua responsabilidade é fazer com que as pessoas cresçam - acreditar no valor dos outros, inspirar o melhor neles e encorajá-los a ação.

Se você e eu pretendemos sobreviver e prosperar no próximo século, como pessoas e leões, devemos decidir se seremos uma parte passiva dos problemas de nossa nação ou se assumiremos um papel ativo nas soluções. O poder de homens e mulheres será afetado pelo exemplo que os líderes darão ao resolver os problemas enfrentados. Precisamos de um grupo de leões que nos inspire e sermos melhores do que somos, que nos encoraje a nos diferenciarmos. E de todos os exemplos que podemos dar como líderes e leões, talvez o uso mais sábio do poder tenha o impacto mais óbvio. Se a base de seu desejo de poder for uma base de serviço, então sua liderança adquire dignidade. A pessoa que entende o poder do poder fará o serviço mais humilde quando necessário. Quando nossos motivos de poder forem servir, nossos seguidores reagirão de uma maneira muito diferente de quando procuramos poder para o auto-engrandecimento. O verdadeiro poder pode ser solitário, as responsabilidades pesadas e os prazeres poucos. Mas quando entendermos a sabedoria de perdermos a nós mesmos no serviço desinteressado aos outros, não mais precisaremos procurar o poder. Ele vem a nós automaticamente.

5. Um Leão é um formador de equipes

6. Um Leão é corajoso

7. Um Leão Compromete-se

8. Um Leão comunica-se efetivamente

9. Um Leão é um mestre em mudança

10. Um Leão tem uma missão.


Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10