Instrução Leonística

Colabore enviando uma instrução leonística

Porque participar de Convenções?

...Recolho desta Conferência, os ensinamentos e conselhos direcionados à construção, de uma sociedade mais sensível, onde a pessoa humana se constitua no alvo permanente de nossas ações e obras.

Os clubes de serviço e em especial o Lions, tem um papel fundamental, na doce e insuperável conquista da valorização da vida, do respeito e do crescimento das pessoas na cidadania, única forma e caminho para a construção de uma paz duradoura.

Os povos, aos olhos do Lions, deixam de ser ocupantes de espaços físicos nos mapas geográficos, e passam a ter personalidade própria, com rostos, famílias, necessidades e afetos; as organizações preferem pessoas que as orientem e dirijam, e cujas obras não se resumam a declarações ou subscrições de documentos.

As obras se materializam quando por trás delas, existem seres humanos, com convicção, com decisão, vontade, e com uma correta identificação com os propósitos que se persegue; a eloqüência das palavras, não superará jamais os atos das pessoas. Por isso, o espírito Leonístico, os princípios Leonísticos, estão orientados justamente a propiciar, defender e hierarquizar valores de entendimento, eqüidade, serviço e amizade, assim como os comportamentos éticos, que devem presidir todas as relações humanas.

Caminhar, e ouso aqui mesclar a palavra de Dom Helder com Richard Barr, com Drummond, “Caminhar é não rodar apenas em volta dos problemas das instituições a que se pertence; por mais importantes que elas sejam, maior é a humanidade, a quem nos cabe servir”.

Caminhar, mais do que devorar estradas, vencer distâncias, cruzar mares ou atingir velocidades supersônicas, é abrir-se aos outros, descobri-los, ir-lhes ao encontro, como a diligente gaivota, na magnífica obra de Richard Barr.

É possível caminhar sozinho, mas o bom viajante sabe que a grande caminhada é a vida, e esta supõe companheiros. Companheiro, etmologicamente, é quem come o mesmo pão. Feliz de quem se sente em perene caminhada, e quem vê no próximo, um eventual e desejável companheiro.

O bom caminheiro, preocupado com os companheiros desencorajados, sem ânimo, sem esperança, adivinha o instante em que se acham a um palmo do desespero, ganha-os onde se encontram, deixa que desabafem e com inteligência, com habilidade, e sobretudo com amor, leva-os a recobrar o ânimo e voltar a ter gosto pela caminhada, transformando-o em um ser mais humano.

Para te livrares de ti mesmo, constrói uma ponte sobre o abismo da solidão que teu egoísmo criou; trata de ver além de ti, busca ouvir alguém, e sobretudo, tenta o esforço de amar, ao invés de simplesmente se amar.

Mas quem se arranca de si e parte como peregrino da justiça e da paz, prepara-se para a enfrentar desertos. É preciso salgar a terra, construir uma sociedade pautada por uma lei natural, e forjada na história da humanidade, destacando a face do amor.

As leis humanas não bastam, diz o poeta Carlos Drummond de Andrade, as leis não bastam. Os lírios não nascem da lei, é preciso ousar com amor.

A felicidade que se conquista é o bem que se faz, e ninguém tem o direito de ser feliz sozinho.

Como bons companheiros queremos apenas participar da construção de um mundo mais justo e mais fraterno, não desanimar, não perder a esperança, e sentirmos invisível, como a guiar-nos os passos a sombra protetora Daquele que simboliza o amor, Deus.

Texto baseado no discurso proferido pelo Dr. Renato de Mello Vianna por ocasião da abertura da 43ª Convenção dos Lions Clubes do Brasil em Blumenau..

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10