Instrução Leonística


Colabore enviando uma instrução leonística


COMPANHEIRISMO GLOBAL E OBJETIVOS DO LIONS

Augustim Soliva — Presidente Internacional 96/97

Não muito tempo atrás, participei de um encontro zonal em uma cidade do meu distrito e, em seguida, alguns de nós se juntaram em volta da mesa e discutiram o que tinha transparecido no programa. Meu amigo Eduardo, estava lá, juntamente com os Leões Paulo, Alfredo, Benjamim, e três ou quatro outros. “Completamos numeroso projetos e planejamos muito mais nos próximos meses”, um observou, “e o pensamento comum que acompanha a todos eles, porque os serviços que proporcionamos são excepcionalmente diversos, e quanto todos nós apreciamos trabalhar juntos”.

“É verdade”, disse Eduardo. “Nunca há uma falta de companheirismo em nenhuma de nossas atividades, sejam feiras de saúde, seja ajudar a construir prédios e clínicas comunitárias, sejam os projetos SightFirst ou levar os idosos e enfermos para sair.”

“Este companheirismo não é limitado aos Leões que vivem na mesma cidade, ou mesmo na mesma zona ou região como no encontro de hoje”, enfatizou Alfredo, que tinha se juntado como um visitante de outro distrito. “Também fui cumprimentado como um Companheiro Leão e compartilhei completamente todos os procedimentos”.

“Vocês todos tocaram um ponto importante”, ressaltei. “Os Leões de todos os lugares participam de uma vasta variedade de programas de serviço, se engajam em algumas campanhas de arrecadação de fundos recompensadoras e, é claro, se dedicam aos ideais sintetizados na filosofia do Nós Servimos. Entretanto, é o maravilhoso companheirismo compartilhado por todos os membros que nos mantêm juntos. É este caloroso e aconchegante companheirismo que construí as pontes entre Leões de diferentes línguas, religiões e culturas, pontes que estão permitindo que os Leões se unam em programas de serviços e como indivíduos tendo um propósito comum. Entretanto, este companheirismo é testemunho em todos os níveis do Lions Clubes Internacional e ninguém pode deixar de admirar como ele consistentemente, quebra quaisquer barreiras que possam existir entre as pessoas.

“Participei de três convenções internacionais, a mais recente em Montreal”, observou Eduardo, “e este companheirismo torna possível a todos, milhares de Leões e suas famílias, falar a mesma língua. Tradutores não são necessários quando um aperto de mão e um sorriso nos contam que compartilhamos os mesmos ideais. Mesmo a troca de broches e bandeiras de amizade nos asseguram que estamos todos no mesmo time”.

Continuamos a trocar histórias sobre como este companheirismo nos fez melhores como Leões. Então comentei  como este companheirismo é uma força de união, ajudando Leões de todo o mundo a conduzir suas vidas no espírito de nossos objetivos, a pedra de fundação do Lions Clube Internacional de 1919, em Saint Louis, eles permaneceram por todo tempo e podem ser aplicados em situações que apareçam, para nos ajudar a nos tornar melhores e mais bem sucedidos no papel de líderes no serviço voluntário em nossas comunidades e na comunidade mundial.

“O Primeiro”, eu disse, “está relacionado diretamente a posição de liderança que conquistamos na promoção internacional da boa vontade, pela palavra e pelo exemplo. Criar e estimular um espírito de entendimento entre os povos do mundo. Somos construtores de pontes por todo o mundo, nos estendendo aos outros no entendimento e harmonia. Isto é estender, claramente o companheirismo leonístico em uma dimensão global.

Meus amigos estavam orgulhosos deste reconhecimento e concordaram que o segundo objetivo, Promover os princípios de um bom governo e uma boa cidadania, encoraja a construção de pontes entre as pessoas e os funcionários públicos que as servem. Todos devem cruzar estas pontes para assegurar  o desenvolvimento de comunidades progressivamente melhores. “Não pode haver dúvida “, defendeu Eduardo, “que a adesão ao terceiro objetivo, Ter um interesse ativo no bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade, não apenas irá construir pontes de preocupação mútua na comunidade, mas irá, também, impregnar estas comunidades com os ideais de companheirismo que tornam possível, aos Leões, trabalhar juntos por décadas.” Todos nos sabíamos que suas observações estavam corretas e eu me apressei em acrescentar que quando os Leões passam a ter este interesse ativo, percebem como os seus clubes podem se tornar mais envolvidos na satisfação da comunidade. Isso, por sua vez, irá resultar num maior número de projetos de serviços e aumentar os depósitos no Banco Mundial de idéias, inspirando outros Lions Clubes a investigar caminhos através dos quais poderão conduzir atividades semelhantes.

Imediatamente concordamos que nosso quarto objetivo se relaciona diretamente com o companheirismo global apreciado pelos Leões: Unir os Clubes através de laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.

Evidentemente, compartilhamos ideais comuns e procuramos objetivos comuns, comprometidos com a expansão dos nossos programas e princípios humanitários em muitas comunidades, agora e nos anos que estão por vir.

“Acredito que esta intransigente dedicação, a se juntar no serviço, é demonstrada no quinto objetivo “comentou nosso amigo Paulo: Promover um fórum para a discussão  aberta de todas as matérias de interesse público, desde que não se debatam dissidências políticas e sectarismos religiosos. Todos concordamos  que sabemos que apenas podemos nos manter focalizados no serviço comunitário  quando respeitamos as crenças e opiniões, uns dos outros e não discutimos sobre elas em detrimento no que significa Nós Servimos. “Finalmente , Leões”, disse, “nosso sexto objetivo ressalta a necessidade de crescimento no número de membros e o conseqüente fortalecimento do companheirismo entre clubes: Encorajar pessoas com disposição  de servir suas comunidades sem recompensa financeira pessoal, e encorajar a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, no serviços públicos, e nos empreendimentos privados. Este ano, é claro, ele pode ser adaptado para promover o programa três por um. Como vocês sabem , o propósito deste programa é informar aos novos Leões sobre realizações e metas de seus Clubes e desta Associação e que eles entendam tudo o que é esperado deles como Leões-membros. Também delineados a conduta que eles precisam exigir profissionalmente , nos negócios e como cidadãos em sua comunidade. Que caminho melhor para impregná-los com o real significado do companheirismo do Lions Clube Internacional.

Cada um de nós se despediu, mas consciente do significado dos Objetivos dos Leões e de como o espírito do companheirismo nos une para nos manter conscientes na missão global de servir nossas comunidades e seus necessitados.

Revista The Lions — Nº 196 — Jan/Fev 97


Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10