Instrução Leonística

Colabore enviando uma instrução leonística

1979 — Ano I da Criança Brasileira

A declaração internacional dos direitos das crianças estabelece que " toda criança tem direito a vida, a saúde, à alimentação, à casa, ao lazer, à assistência médica, ao amor; tem direito a uma vida feliz.

Tudo isto é um conteúdo: em busca da paz e harmonia social.

Acontece no entanto, que muitas pessoas, em vez solidarizar-se numa corrente construtiva e real, preferem acusar as autoridades de omissão — condenar o procedimento dos menores delinqüentes, acomodar-se no conforto egoístico de seus lares, — esquecendo-se da responsabilidade que assumem perante a humanidade de amanhã. Aguardam que as autoridades resolvam um problema que não é somente delas, mas de toda a comunidade.

O drama social da criança e de toda a humanidade nós conhecemos e somos testemunhas dele, dia a dia, por vivência própria, ou por notícias através dos meios de comunicação. São, realmente, inquietantes os índices de mortalidade infantil antes de um ano de vida, as ameaças de agravamento, dos efeitos da fome, e da subnutrição, aos casos irrecuperáveis de degradação física e mental de crianças, as elevadas estatísticas sobre a delinqüência infantil que desfilam ante os nossos olhos perplexos. Preocupa-nos este drama.

Justamente, no ano internacional da criança, em que o mundo inteiro soma esforços, em benefício da criança, neste ano I, da criança no Brasil, nos seus mais variados aspectos, constatamos, no Brasil, estatísticas elevadas — 16 milhões de menores abandonados, que mendigam não somente o pão material, mas o alimento essencial para o desenvolvimento sadio de suas vidas — O AMOR E O CARINHO — A POSSIBILIDADE DE SER GENTE.

Evidencia-se dentro dessa realidade, procurarmos trazer uma mensagem em prol das crianças abandonadas. Procuramos implantar em nosso meio e, quem sabe, trazer uma motivação - acendendo o estímulo, acendo o estímulo, em tantos casais, a começar pelos casais LIONS - domadoras e Leões que se pressupõe antecipadamente uma família organizada, a partir daí, alastrando-se pela comunidade onde vive e trabalha, para se atingir à sociedade humana em geral, onde se procura arranjar UM CORAÇÃO HUMANO PARA A CRIANÇA ABANDONADA.

1979 - será o ano internacional da criança!

1979 - será o ano I da criança brasileira!

É um caso de amor as crianças pobres.

Não se trata de um concurso de generosidade no sentido de competição, mas é um ano em que a generosidade é um imperativo. Propondo, cada qual com os meios ao seu alcance, uma oportunidade para que a generosidade de todos se concretize em prol da criança pobre neste ano I da criança brasileira.

Pergunta-se, será que vale a pena tudo isso ? Trabalho, canseira, preocupações, recusas, incômodos, dificuldades ? Será que os resultados compensarão ?

Vale, sim — o que vale mesmo são os elos que se constróem, a união de pessoas que se doam numa causa meritória, os amigos que a gente faz e que o clube conquista. O que vale é o trabalho para aqueles que de nós precisam, procurando recursos para dar saúde, educação, alimentos, abrigo, ocupação e amor as criancinhas pobres e abandonadas e aos deficientes sem amparo. Então será, uma grande festa de amor as crianças pobres. É o chamado de alerta aos nossos acomodados corações: o que se leva da vida não é o que se guarda, mas, o que se da aos menores.

Não importa o tempo que toma, as energias que consomem, a fadiga que traz, como diria o poeta, tudo vale a pena se a alma não é pequena. Com a alma grande se convive, doa, serve, por amor, com prazer.

A causa é justa e a dedicação às crianças pobres é um objetivo elevado, para que as proclame os dizeres do divino mestre: "VINDE A MIM AS CRIANÇINHAS PORQUE DELAS É O REINO DE DEUS ". Quem receber em meu nome um pequenininho como este recebe-nos a mim mesmo.

No LIONS, temos consciência de que os companheiros Leões e as domadoras são dotados de sentimento cristão e levados pelo sentimento de humanidade, antecipam esta tarefa de dedicação à criança podre. Mas, não se espera o tempo. Quem espera o tempo oportuno para espalhar jamais o fará. Começaremos logo para atingir o resultado. E que as bênçãos do senhor, ao envolver os homens, despertem em seus corações a luz divina do amor as crianças pobres, afim de que, no ano I da criança brasileira sejam renovados, também, os sentimentos de solidariedade, de paz em toda a humanidade.

(A instrução Leonistica da semana é um texto do falecido CL Adenildo Erbs (01/11/26 — 21/02/92). A questão principal, e preocupante, é a atualidade do texto, percebermos que nestes quase 20 anos pouco ou quase nada mudou...,ela foi pronunciada na reunião festiva conjunta dos Lions Clubes Indaial e Timbó, no Clube Ginástico Guairacás de Timbó no dia 19/03/79, durante a visita da Governadoria).

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10