Instrução Leonística

Colabore enviando uma instrução leonística

O que é um Lions Clube ?

Os Lions Clubes são entidades de serviço que trabalham disseminadas no mundo inteiro e que em conjunto constituem a Associação Internacional de Lions Clubes para levar à prática os objetivos de bem comum e de solidariedade social para os quais foi criado. Eles são integrados por pessoas que desfrutam de boa reputação na sua comunidade e de forma voluntária eles oferecem seu tempo para levar a cabo regularmente atividades que fomentam o progresso cívico, social e o bem-estar da comunidade e as boas relações internacionais. Eles são organizados de acordo com as normas dos Estatutos e Regulamentos desta Associação Internacional e os considera oficialmente constituídos a partir do momento em que a Junta Diretiva Internacional expeça sua Carta Constituinte. Embora não é uma exigência do ponto de vista de regulamento, os Lions Clubes em geral funcionam sob a forma de pessoas jurídicas. Isto é muito conveniente porque no desenvolvimento das atividades leonísticas muitas vezes esta será uma exigência de observância obrigatória para poder executa-las. Deste modo por exemplo, a entidade como tal não poderia ter certos benefícios fiscais, adquirir propriedades ou receber certas doações sem contar com ela. Como funciona um Lions Clube? Os Lions desfrutam grande autonomia de operação, e eles realizam um mínimo de pelo menos duas reuniões por mês, embora, em geral são efetuados neste período de tempo, duas Reuniões de Diretoria e duas de Plenário, uma deles de sócios e a outra com o jantar e senhoras. Neste última tem predominantemente um caráter festivo, de sociabilidade e confraternização para que sirva para promover o companheirismo e a amizade entre o grupo. Anualmente o Clube escolhe seus líderes e suas atividades são conduzidas com a atuação de Comitês. Os recursos para ajudar as atividades de serviços são obtidas legalmente da comunidade por meio de programas de obtenção de recursos, doações, etc., alcançados com o esforço e a participação ativa de todos. Quem pode integrar um Lions Clube? Qualquer pessoa, homem ou mulher, maior que idade, de moral elevada e boa reputação na comunidade poderá ser incorporado como sócio de um Lions Clube. Esta incorporação é levada a cabo de conformidade com os seus próprios Estatutos, mas não obstante é sublinhado que a afiliação a um Lions Clube só pode ser obtida através de um convite, neste sentido, feito por um Leão. De acordo sua própria vontade e disposições que governam os Lions Clubes eles podem ser integrados na sua totalidade por sócios que pertencem ao sexo masculino, e as mulheres são parte do Comitê respectivo de Senhoras, um do mais importante da entidade. Existem também Lions Clubes que são constituídos exclusivamente por Sócios mulheres, e Clubes mistos. Que atrativo oferecem para os sócios os Lions Clubes? Mencionando algumas das mais importantes podemos citar, em primeiro lugar ter sido selecionado entre pessoas qualificadas da comunidade e convidados para se incorporar ao Leonismo. Segundo, o orgulho de pertencer à maior e mais prestigiada organização de serviços sem fins lucrativos do mundo. Terceiro, pertencer a um grupo seleto de homens e mulheres ativos, participativos, e que têm sensibilidade social. Que fazem da amizade um fim e não um meios para obter lucro e que eles trabalham com o propósito de tornar uma realidade o ideal do lema "Nós Servimos". Quarto, tem o direito de votar e ser votado, e aspirar ocupar qualquer posição na condução do Clube, no Distrito ou na Associação Internacional, sempre que sua postulação cumpra as exigências especificadas para poder aspirar ocupar tal função e é escolhido por seus pares na forma estabelecida para isto. E quinto, participar em todas as atividades que empreenda o seu Clube na vida Leonística a nível local, nacional e Internacional. Que obrigações têm os sócios? Entendendo e participando do propósitos de bem comum que encorajam o Leonismo, ajudar voluntariamente para que tais objetivos sejam alcançados. Dentro destas obrigações estão incluídos assistir as reuniões do Clube, pagar regularmente as cotas de associação, oferecer a sua colaboração nas atividades de sua Jaula e manter um comportamento que seja compatível com a imagem de prestígio e de solidariedade social que é reconhecida ao leonismo em todos os níveis.

CL Jorge Lauand

Extraído da publicação "Leonismo Explicado" do C.L.PDG Tito Rocchetti da Argentina que foi incluído no Ciberboletin de Novembro pelo CL Leon Benaim)

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10