Instrução Leonística

Colabore enviando uma instrução leonística

A Chave do Leonismo

Discurso de Abertura da 43 Convenção Nacional do Lions em Blumenau - Santa Catarina, Brasil, feito pelo PIP William H. Wunder, em 22 de maio de 1996

A chave do futuro da nossa Associação, é a liderança efetiva e eficaz, é a chave do sucesso das nossas comunidades, liderança significa a diferença entre, enfrentar os desafios do futuro, ou alinhar-se com aqueles a quem tudo é indiferente; sem liderança eficaz, nenhuma organização terá seus programas ou atividades executados com sucesso.

Temos que proporcionar oportunidades de desenvolvimento de liderança, em todos os níveis de Lions Clubes.

Fortalecer as nossas habilidades de líder, necessita e exige, compromisso e muito trabalho; se esta Associação, o Lions, imagina pode continuar, a atender as necessidades humanitárias cada vez maiores, e aumentar a sua distinção e reconhecimento, e prestigio em todas as comunidades, ela deve acima de tudo se preocupar em fortalecer as suas habilidades de liderança.

Eu digo a vocês, que nós não podemos ficar inertes, se assim agirmos, o mundo simplesmente passará ao largo de nós, e a Associação Internacional de Lions Clubes será apenas um rodapé, em algum livro da historia; nós não podemos permitir isso, porque, a nossa Associação tem que ser uma Associação vibrante, ativa, sempre proporcionando serviços humanitários ao redor de todo o mundo.

Permitam-me compartilhar com vocês, o que eu entendo como liderança; essas experiências, esses entendimentos, se baseiam na minha vida, de ter crescido em uma família, onde o trabalho duro e a preocupação com outras pessoas eram um sinal de liderança. Meu pai uma vez me disse: filho, a vida é boa; mas as vezes, nós temos que enfrentar dificuldades sérias, às vezes nós temos que encarar, que somos colocados na terra, para fazer uma diferença, e a diferença que nós fazemos, depende exclusivamente de nós.

Uma forma de nós fazermos a diferença, é nos preocuparmos com as outras pessoas e ajudá-las nas suas necessidades, nos tempos de dificuldades, mas não espere que as outras pessoas sejam ajudadas em troca de favores, porque o próprio ato de ajudar já é uma recompensa em si.

Além da preocupação com o próximo, a liderança tem muitas outras qualidades, entre elas está a capacidade de se comunicar com outras pessoas e ouvir o que elas têm a dizer; liderança significa ser honesto, inspirar os outros e sentir entusiasmo por tudo que se faz, um líder deve ser inovador e dar exemplos, consecutivos e construtivos para as outras pessoas, um líder deve provocar desafios, e motivar os outros a enfrentá-los com você.

O que é motivação?

Motivação é algo que vem de dentro de você; na verdade, você não consegue motivar as outras pessoas a fazerem qualquer coisa, a não ser que elas queiram fazer; e a primeira pessoa a ser motivada, deve ser você, se você deseja criar um ambiente propicio, para que as pessoas passem a cooperar com você. Há estudos que mostram que a força interior que nos leva à independência, é muito mais forte e poderosa, do que o desejo de riqueza, status, ou reconhecimento, isso não soa familiar a vocês que são Leões?

Fatores como esses, é que certamente motivaram a meu pai e muitos lideres que eu conheci em minha vida. As pessoas podem ter todas essas qualidades que eu mencionei; as qualidades de preocupação com as outras pessoas, comunicação, capacidade de ouvir, honestidade, inspiração, entusiasmo, capacidade de dar exemplos positivos, capacidade de enfrentar desafios, motivar e definir objetivos, mas há uma dimensão sem a qual não haverá um verdadeiro líder, é o que meu tinha, é o que todo o líder, através do tempo tem tido: visão.

Visão, é a habilidade de olhar para o passado, e aprender das falhas; visão, é a capacidade de ver o que deve existir agora, e o que pode existir, através do seu esforço tornando-se melhor; visão, é a capacidade de olhar para o futuro e conhecer o que é possível; visão, é ser capaz de atrair os outros a também, junto com você, enxergar o futuro com comprometimento e com a condição e o desejo, de ajuda-lo a tornar realidade.

Eu tenho uma visão do que Lions deve ser, o Lions deve continuar a ser, a maior organização de serviço do mundo, deve continuar forte, não por ser grande, mas porque com o seu tamanho, pode ser capaz de realizar tantas coisas importantes; a Associação Internacional deve crescer, crescer em prestigio, reconhecimento, conscientização, e números; e deve crescer, não pelo crescimento em si, mas porque nós estaremos capacitados a realizar muito mais, se formos maiores, poderemos fazer aquela garotinha enxergar a sua mãe, podemos ajudar aquele garoto, a correr a sua corrida, ajudar aquela mãe a cuidar dos seus filhos, e ajudar aquele pai a tornar-se novamente produtivo; há muito de bom que pode ser feito e ainda deve ser feito.

Eu vou encerrar o meu discurso, compartilhando com vocês, três pontos importantes: primeiro, a visão sem ação é sonho; segundo, a ação sem visão é simplesmente atividade aleatória; terceiro, visão e ação juntos, podem mudar o mundo. E com seu apoio, com sua liderança, nós tornaremos isso uma realidade.

Muito obrigado.

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve