Instrução Leonística

Colabore enviando uma instrução leonística

O QUE É CASTORISMO?

Castorismo e Leonismo, Unidos para melhor Servir.

O Clube de Castores é um clube de serviços filiado ao Lions Clube e composto por jovens na faixa etária entre 14 e 27 anos. O objetivo do clube é o de realizar campanhas que podem proporcionar uma vida melhor para as parcelas menos favorecidas da comunidade, tais como doação de roupas, alimentos e sapatos, palestras de prevenção e orientação, campanhas voltadas para a saúde e visitas a creches, orfanatos e asilos.

A idéia de reunir jovens para a prestação de serviços comunitários surgiu em meados de 1962 em São Paulo, Jardim Paulista. Uma idéia que veio demonstrar a capacidade do jovem unindo sua dinâmica de trabalho e sua utilidade social. O primeiro Clube de Castores foi formado por alunos do antigo Colégio Sttaford que, à semelhança do Lions Clube e sob a direção do companheiro José Gilberto Ratto, iniciaram suas atividades em 1964.

Hoje, o Clube de Castores existe em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, temos 15 clubes, que totalizam 320 sócios atuando em: Barra Mansa, Paraíba do Sul, Petrópolis, Barra do Piraí, Nilópolis, Nova Iguaçu Centro, Mesquita, Miguel Couto, Ilha do Governador, Duque de Caxias Jardim Primavera, São Cristovão, São João de Meriti, Flamengo, Bangu e Campo Grande. Se no seu bairro não tem um Clube de Castores, você pode obter informações sobre o seu funcionamento ou até mesmo sobre a fundação de um novo clube.

OBJETIVOS DO CASTORISMO

Castorismo se propõe a congregar jovens de uma mesma comunidade ou que a ela estejam ligados por atividades ou interesses estudantis ou profissionais, unidos-os pelos laços do bom companheirismo, amizade e compreensão mútua.

Participar ativamente de campanhas de sua própria iniciativa e do Lions padrinho, que estimulem e promovam a cooperação de todos para o bem estar e o progresso cívico moral e material da comunidade e para obras de assistência social.

Praticar a boa cidadania, mantendo o mais elevado espírito de respeitosa consideração entre os povos do mundo e as relações de amizade e confraternização internacional.

Encorajar a eficiência e promover atos éticos e morais no desempenho de suas funções, quer quanto aos estudos ou outras atividades a que se dediquem .

A comissão de Juventude do Lions Padrinho tem a responsabilidade de oferecer a devida atenção e orientação durante e, principalmente, após o Clube de Castores estar devidamente constituído. É fundamental para o sucesso do novo clube.

Os Leões designados para a comissão, deverão ter um significado interesse por jovens, suas necessidades, aspirações e problemas. Deverão saber trabalhar com a juventude conquistando-lhes o respeito, confiança e afeição.

Clube de Castores poderá ser organizado com base em qualquer tipo de escola, pública ou particular, técnica ou religiosa, sendo porém, importante deixar claro à comunidade e aos próprios castores que o clube não possui vínculos políticos e, religiosos.

Quando um Lions funda o seu Clube de Castores há três ganhos:

1) Ganha o jovem participante, pois terá a oportunidade de crescer com um movimento, que à imagem do leonísmo, é norteado pelos mais elevados ideais do companheirismo e do serviço desinteressado.

2) Ganha a comunidade, que verá um de seus membros afastado de más influências e da vida desregrada a que estão expostos nossos jovens na atualidade, além de receber um retorno material, na forma de valiosa ajuda que os Castores prestam à comunidade carente.

3) Ganha o Lions, que poderá contar com um manancial de lideranças bem formadas, conhecedoras da filosofia do leonísmo, para constante e tão problemática renovação de seus quadros sociais. Um jovem bem assistido e orientado, certamente terá por aspiração integrar um Lions Clube, para prosseguir SERVINDO em uma fase mais adulta de sua vida.

Castor Hoje, Leão Amanhã.

" Uns Criticam, outros Destroem, nós Construimos."

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10