Instrução Leonística

CIRCLE-LP
Círculo Cibernético Leonístico da Língua Portuguesa

  

“BOLETINEIRO”

– O TRAÇO DE UNIÃO DO LEONISMO –

CL Alexandre Campos da Costa e Silva
Ex-Governador do Distrito LC-1 (EX L-3)

Quando da divisão do Distrito Múltiplo L, após trinta e tantos anos de tentativas surgiu, entre muitos Companheiros, a desagradável sensação do distanciamento, com a preocupação do enfraquecimento do movimento, o que gerou muita movimentação para “impedir o desaparecimento do Companheirismo em nível nacional”. Surgiu até a proposta da criação de um FORUM BRASILEIRO DE LEONISMO, que pudesse  congregar todos os Leões brasileiros.

É evidente que essa providência demandaria algum tempo, propiciando um hiato, que poderia ser superado através da adoção de algumas medidas imediatas e aparentemente simples.

Aí me surgiram duas palavras : boletim e boletineiro que seriam,a meu ver, as bases para evitarem  um hiato e criarem um traço de união que o leonismo brasileiro iría necessitar.

Tese aparentemente simples que contribuiria para manter e incentivar uma grande aproximação leonística, como também, para permitir uma difusão permanente das notícias do Leonismo pelos quatro cantos do Brasil.

Sei por experiência própria o que é ser editor de boletim (ah! quantos boletins sobre a mesa após o jantar; quantos “não tenho tempo para escrever “ou ainda “não sou bom de escrever”  ou pior ainda, “você quer projeção?” e etc.etc.)

Por causa dessas coisas, a divisão do Distrito, a aproximação dos Leões, a importância do boletim, o “descaso” que muitas vezes enfrentei, resolvi entrar na História, em busca de algumas missões das mais espinhosas, difíceis e assemelhadas nos seus propósitos, que permitiram que homens se tornassem heróis realizando feitos que  se mantém através dos tempos, como ponto de referência

Encontrei PHYDIPIDES, o grande herói que correu à Atenas para levar a notícia da grande vitória grega em Maratona (fato que se consagraria através dos tempos, com a instituição da mais importante  prova atlética).

Do mesmo modo, muito tempo após, surgiria a figura de ROWAN, o homem que entregou a Mensagem à Garcia, e que se transformaria num símbolo de respeito, disciplina, sacrifício e cumprimento do dever.

Também, no velho oeste, o CAUBÓI do correio a cavalo, levando noticias aos confins do território americano, tornar-se-ia figura lendária, imortalizada nos filmes de faroeste.

          No Brasil, tornou-se legendário PAULO BREGARO, que levou à Côrte, a notícia da proclamação da Independência do Brasil.

Todos eles, reconhecidos como grandes homens - heróis, responsáveis pela divulgação de noticias importantes, tal qual fazem os BOLETINEIROS do Leonismo, que apesar de amargarem  tantas dificuldades, vão  divulgando nos seus boletins, fatos e fotos, experiências e ensinamentos, artigos profundos, suaves e alegres, sempre representando  motivações que circulam por todo o nosso pais Leonístico.

Certamente que dentre as diversas providências que pudessem ou possam incrementar o Companheirismo e  o dialogo entre os Leões do Brasil, nenhuma delas SUPERARÁ O TRABALHO DO BOLETINEIRO.

          Cabe a eles, os BOLETINEIROS, serem o TRAÇO DE UNIÃO DO LEONISMO NO BRASIL levando seus boletins a todos os Clubes do país, independente do Distrito Múltiplo a que pertençam.  Amanhã, como ontem ou hoje, eles devem ser aplaudidos e incentivados a continuarem noticiando, numa salutar e valiosa troca de informações e experiências que sempre superarão toda e qualquer outra iniciativa, como o recém terminado Concurso, com resultado tão espetacular  que marca fortemente a presença do Boletim dentro do nosso Leonismo

Como lembrete final: aqueles que são  “Boletineiros” têm a obrigação de se  transformarem em modernos Phydipides, Rowan, Paulo Bregaro e os Caubóis do velho oeste, e continuarem levando seus boletins e suas noticias a todos os cantos, para o aprimoramento do Leonismo e o estreitamento do Companheirismo.


(Publicado no “O Leão da Gávea”  - JUL / 06 e no ‘O Leão em Marcha” SET/06)
Formatado por CL Aristóphanes, editor de “O Leão em Marcha” do LCRJ Tijuca