Instrução Leonística

Comportamento nas Reuniões Festivas

Todo início de ano leonístico, o Assessor de Protocolo da Governadoria envia para os Presidentes e Diretores Sociais dos Clubes, instruções sobre as normas que regem o protocolo leonístico nas reuniões festivas e com o objetivo de evitar possíveis atitudes incorretas, solicita a sua divulgação a todos os sócios para orientá-los sobre o comportamento correto nessas ocasiões. Porém, por ser desagradável, esse assunto normalmente nunca é discutido em assembléias.

São muitas as regras que compõe o protocolo leonístico, iniciando pelos itens materiais (Bandeira Nacional, Estandarte, sino e martelo, livro de presença e outros) que listados e preparados pelo Diretor Social antes do início da reunião dificilmente ferem o protocolo. São as atitudes comportamentais que normalmente agridem o Protocolo Leonístico.

Vamos transcrever algumas observações que tiveram destaques nas instruções enviadas ao longo dos anos sobre o comportamento dos companheiros, companheiras e domadoras em reuniões festivas:

CUMPRIMENTO DO HORÁRIO

Nada é mais desagradável e deselegante para com os visitantes e convidados que chegam no horário, retardar o início da reunião em função de atrasos, muitas vezes de companheiros do clube anfitrião. A reunião deve durar no máximo duas horas e seu término previsto para às 23 horas, principalmente em respeito aos visitantes que terão, por vezes, de dirigir longas distâncias.

INÍCIO DA REUNIÃO

Quando o Diretor Social anuncia o início da reunião festiva, todos os presentes devem permanecer em pé esperando a formação da mesa principal e sua extensão dirigindo-se as demais mesas apenas quando for solicitado para ocuparem seus lugares, os companheiros e domadoras do clube anfitrião, devem permitir que os visitantes tenham preferência em ocupar um lugar na mesa.

ONDAS DE CONVERSA

A falta de respeito com quem está falando ou discursando, muitas vezes chega a raias do absurdo, tamanha é a falta de educação. Uma batida no sino deve significar silêncio absoluto. Tais coisas jamais deveriam acontecer, se partirmos do princípio que Leões, Leoas e Domadoras são pessoas bem educadas. Sabemos que não o fazem por mal, mas é lamentável, e muitas vezes chega a ser um insulto.

Os Companheiros e Domadoras do clube, precisam dar exemplo, submetendo-se aos ditames da boa regra protocolar, base para o sucesso de todas as reuniões, principalmente quando existe a presença de visitantes e convidados especiais, evitando assim ferir a boa imagem do clube.

O protocolo é irmão da etiqueta e da educação, filho do bom senso e das boas maneiras. É o protocolo Que proporciona o realce e as dignidade às solenidades, mantendo as tradições do nosso movimento, pois objetiva o comportamento social e ético das reuniões.

Esperamos que esta instrução tenha o efeito desejado, no aspecto protocolar e comportamental dentro de cada clube, sobre o qual todos os leões e domadoras precisam Ter um mínimo de conhecimento, permitindo que todas as reuniões festivas tenham o sucesso esperado.

CL. José Arnaldo Bottesini e CaL. Matilde
Boletim Leão da Terra da Saudade - Nº 63 - Pg 09 Ago-Set/98