Instrução Leonística

Fiel da Balança e o Homem em Ação

Napoleon Hill, um dos autores de maior sucesso nos Estados Unidos, nos anos 30, com milhões livros de auto-ajuda vendidos, afirmava que no mundo existem dois tipos de homens de sucesso.

O primeiro é o homem de ação que está sempre pronto para agir e que trabalha em qualquer tipo de atividade com força e entusiamo que parecem nunca terminar.

O segundo é o fiel da balança, o homem de idéias e que age como mediador, orientando, dizendo o que deve ser feito e como deve ser feito.

Se bem que o segundo tipo pareça um homem de pouca ação isso não é verdade. A ponderação, a ação como um elemento de mediação é muito importante em qualquer tipo de atividade humana.

Dizem os entendidos que um bom advogado deve reunir as duas características e se não tiver esta aptidão deve se associar a outro que tenha a parte que ele não possui.

Enquanto o fiel da balança é o advogado que é capaz de reunir todos os elementos para montar uma boa defesa, sabendo onde estão as leis que devem ser aplicadas e os fatos que devem ser ressaltados, é o homem de ação que fará a defesa, colocando com sua eloquência e habilidade esses elementos em ação.

Um advogado que seja do tipo "fiel da balança" não terá sucesso ao defender uma causa num tribunal da mesma forma que um advogado do tipo "homem de ação" apesar de sua eloquência não conseguirá reunir os elementos da forma necessária para fazer uma boa defesa. Os dois se complementam.

Nos Lions Clubes ocorre o mesmo com seus membros.

Temos companheiros que são "homens de ação" e que não medem esforços para colocar em prática qualquer idéia que seja aprovada, correndo, trabalhando de modo ativo, indo a qualquer lugar em qualquer tempo para conseguir o que seja necessário para sua concretização. Da mesma forma são estes companheiros que atuam de forma eclética atuando como garçons, cozinheiros, faxineiros e o que quer que seja necessário no momento oportuno.

Já os companheiros "Fieis da Balança" são aqueles que tem as idéias, que conseguem ter a capacidade de organização, que sabem como mediar uma discussão ou chegar às melhores soluções para um problema, que sugerem como deve ser organizada uma atividade.

É interessante observar que muitos companheiros são ecléticos atuando das duas formas, no entanto existem o que não o são.

O importante, entretanto, é que os dois tipos de personalidades são úteis e de modo algum devem ser rejeitadas por qualquer clube. As duas se complementam.

Feliz do Lions Clube que percebe isso e sabe aproveitar o máximo do potencial dos seus associados. Feliz o presidente que pode contar com os dois tipos de personalidades, respeita suas possibilidades e limitações.

Feliz o presidente que sabendo contar com o trabalho dos companheiros naquilo que fazem melhor e da maneira mais feliz os leva a um desempenho que reverte em muitos pontos e benefícios para todos.

Observe os seus companheiros, veja quais são os homens de ação e os fieis da balança. Dê-lhes tarefas compatíveis com suas afinidades e verá que o sucesso que eles têm na vida real não é uma simples casualidade.

Veja que o SERVIR não depende de uma maneira única de agir e que mesmo por trás da aparente negativa de se fazer uma tarefa para a qual não se adapta pode se esconder um companheiro de piotenciais ilimitados.

Newton C. Braga
Lions Clube de Guarulhos - Sul

Sugerimos a todos os Companheiros Leões e mesmo castores que leiam a obra de Napoleon Hill "A lei do Triunfo" (Editora José Olympio).

Baseado no sucesso de grandes homens da sua época (inclusive Melvin Jones) o autor mostra as qualidades que devem ser desenvolvidas em qualquer pessoa para ter sucesso em qualquer carreira que escolher.

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10