Instrução Leonística

Dirigentes ou Autoridades ?

Uma das primeiras noções que nos são passadas, quando chegamos ao leonismo é que, no âmbito do clube, somos todos companheiros, pois nossos títulos profissionais deixamos do lado externo.

O que determina esta recomendação, é, sem dúvidas, o desejo de se igualarem todos como Leões, quando no exercício do leonismo; moveu os fundadores de Lions a intenção de se evitar que alguns membros da entidade, por des empenharem funções profissionais mais elevadas que outros, pudessem parecer mais importantes aos olhos dos demais, caso se lhes dedicassem tratamentos diferenciados.

Julgou-se então, com acerto, que se havia de conferir aos Leões o mesmo tratamento não os igualando por baixo mas pelo alto. Assim foi feito e todos nós até hoje, independentemente de títulos ou posses que possamos ostentar na vida privada, no Lions somo COMPANHEIROS.

Esta prática, feliz como quase tudo o que os nossos antecessores sempre fizeram, deu certo e até hoje vigora e é estatutária.

Entretanto, os companheiros que chegam a postos mais elevados passaram a ser chamados AUTORIDADES (?!) leonísticas, quando na verdade o são DIRIGENTES leonísticos.

Com o passar dos anos, por descuido, por desconhecimento ou até propositalmente, alguém achou que autoridade é mais que dirigente, escreveu ou falou em algum lugar e... pronto! Companheiros desavisados leram ou ouviram e... adotaram o tratamento.

Não há AUTORIDADE leonística, no meu entendimento. O dicionário nos ensina que a palavra significa "poder de comandar, de obrigar a fazer alguma coisa" - "domínio" - "arbítrio, vontade própria".

O mesmo dicionário nos ensina que DIRIGENTE é "aquele que dirige" - "diretor" - "os dirigentes da nação".

Em Lions, ninguém nos obriga a executar algo, pois somos todos responsáveis; ninguém nos domina nem impõe seu arbítrio, pois não somos cordeiros - somos Leões.

A mesma balela de se açular a vaidade de alguns, chamando-os de "permanentes" ou "de sempre" ou de "eternos"porque exerceram funções elevadas.

Nós não queremos AUTORIDADES nos comandando e nos obrigando a nada. O de que precisamos é de DIRIGENTES responsáveis, inteligentes, dedicados, criativos, cultos, que dirijam o leonismo com espírito de justiça e de solidariedade.

DIRIGENTES que saibam a importância exata do seu mandato e, dentro dos respectivos limites, saibam nos esclarecer e nos ensinar para que sejamos, cada vez mais e melhor, simplesmente COMPANHEIROS.

CL Edmur Jorge
Boletim Leão do Camandocaia - ed. agosto 98