Instrução Leonística

Texto com livre adaptação para Castores e Leos.

Antes de mais nada, o texto a baixo foi reescrito por mim baseado em outro texto com o mesmo titulo, copiado para esta coluna a algum tempo atrás. Por distração na época não anotamos o Boletim e o autor do texto original. Por isso já as nossas desculpas e assim que encontrarmos o referido texto colocaremos o nome do Companheiro.

A Importância do Emblema na Lapela

Em todo o mundo os Leões são reconhecidos pelo emblema que usam em suas lapelas.

Esse emblema é representado por um "L" maiúsculo de cor dourada aplicado sobre um fundo circular de cor roxa, que está circundado por uma área dourada com o perfil de dois leões, voltados, um para a direita, o futuro, outro para a esquerda, o passado. O círculo está encimado pela palavra "LIONS" e embaixo trás a palavra "INTERNATIONAL". Simbolicamente os leões olham orgulhosos do passado e confiantes no futuro.

Eis uma pergunta então: Os leões devem usar sempre os distintivos de lapela?

A resposta está contida na própria essência do leonísmo. Lions é um clube de serviço com objetivos bem definidos e orientado pelo lema: "Nós Servimos".

Uma missão desinteressada, que tem nas pessoas carentes e necessitadas seu principal alvo, e que se fundamenta na divisa " Liberdade, Inteligência, Ordem, Nacionalidade, Serviço".

Desta forma, se nossa finalidade primordial é servir, o leão deve ser sempre facilmente identificável no meio da comunidade em que vive. Devendo ele ser um elo de ligação entre a sua comunidade e o seu clube.

Na figura do leão deve estar encarnada a imagem do amigo sempre pronto a participar e auxiliar em todos os momentos, alegres ou tristes. Alguém com quem se possa contar e em quem se possa sempre confiar.

Alem disso, os leões devem ter sempre em mente todos os objetivos do Lions,entre eles aquele que diz: "Unir os clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão reciproca". Assim, ao deixar seu clube, sua cidade ou seu pais, estando identificado por seu distintivo de lapela, poderá ser facilmente reconhecido como leão e deste modo, conhecer novos companheiros em outras localidades e desenvolver novas amizades.

O Leão deve orgulhar-se de poder sempre ostentar na lapela o emblema do Lions, porque assim estará assumindo sua condição essencial de operário do presente na construção de um futuro promissor, consciente da importância histórica do Lions, e mais que isso: disposto a partilhar seu conhecimento leonístico com seus companheiros, amigos e vizinhos, demonstrando o orgulho que sente do clube a que pertence.

Instrução de autoria do C.Leo Alessandro da Silveira Silva (Assessor de Instrução Leoística do distrito Leo L-17)

Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial - Distrito L-10