Lions Clubs International

Área 3 - América Latina e Caribe
Distritos Múltiplos "L" - Brasil

CIRCLE LP

       
 

15 anos de CIRCLE LP

Nestes dias temos que reverenciar a história e voltar 15 anos atrás para sentirmos um pouco o que estava acontecendo nas comunicações via internet no mundo.

Lembro bem do período de 18 de janeiro de 1997 a 22 de julho de 1997.

Entrei para o Lions Clube Curitiba Batel, em 14 de dezembro de 1995, um ano antes desse período. No primeiro trimestre desse ano fui transferido para Brasília a serviço, mas mesmo assim continuei explorando as possibilidades que a internet oferecia para as comunicações entre nossos associados dos Lions Clubes. Tudo era descoberta nova. Apareceu o LionNet para catalogar todas as iniciativas de clubes que estavam pipocando em todo o mundo. Apareceu no início de janeiro de 1997 o CIRCLE Internacional.

Estava eu em Brasília onde me encontrei dias antes com o ex Companheiro Francisco Sergio Naline, de Ribeirão Preto, que também estava trabalhando na Capital Federal. Sergio e eu já tínhamos conversado bastante pelo chat do CIRCLE Internacional que ajudamos a existir nos seus primeiros momentos.

Nessa conversa surgiu a ideia de fazermos um CIRCLE em Português, visto que a grande maioria dos companheiros do CIRCLE era de fala hispânica e isso poderia trazer alguma dificuldade aos nossos companheiros brasileiros e portugueses que estavam já naquela época presentes na internet.

Não pensamos duas vezes. Sugeri imediatamente que o CL Naline, fundador do CIRCLE, fosse o primeiro presidente do novo círculo que surgiria, com o que depois de pensar um pouco aceitou o encargo, comigo na Vice Presidência.

Tratamos na sequencia de avisar nossa intenção ao Presidente e também fundador do CIRCLE, León Benaim, que achou a ideia muito boa e nos deu total apoio.

Na sequencia CL Naline começou os contatos com companheiros do Brasil e Portugal que já tínhamos de relacionamento. CL Maurilo Antonio Corrêa Humberto, do Estado de São Paulo, CaL Julia Maria Lopes Lima e CL Marcelo Calixto de Portugal, CL Marco Antonio Struve, de Santa Catarina, CL Eduardo Silva, CL Benjamim Bueno, de São José dos Campos, CL Newton Braga e CL Flávio Henrique Mendes, entre outros.

Dia 28/06/1997, ainda no CIRCLE foi realizado no CyberSpace uma irmanação gigantesca entre clubes da Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Curazao, espanha, México, Panamá e Venezuela, reunindo 17 Lions Clubes desses países, sendo do Brasil: Curitiba Batel e Ribeirão Preto.

Dia 15/07/1997 o assunto da fundação do CIRCLE em português foi discutido em Chat com vários companheiros. Nesse dia foi marcada a data de fundação do CIRCLE LP.

Foto histórica do chat com CL Maurilo foi registrada e está no site do CIRCLE LP. Nesse chat participaram Gori, representando o CIRCLE Internacional, Carlos Eugenio, Maurilo e Naline.

Tudo acertado e indicada a primeira diretoria, que foi eleita no dia da fundação.

O Presidente do Lions Internacional 1996/1997, nosso saudoso PIP Soliva, estava acompanhando tudo que acontecia. Quando ele visitou Curitiba em 22/01/1997 já foi informado de que o CIRCLE Internacional tinha sido fundado no dia 18 desse mesmo mês. Ficamos portanto de 18 de janeiro a 22 de julho, 6 meses para criar o CIRCLE em Português. Depois da criação ele pessoalmente participou de um chat histórico.

Estava criado o CIRCLE LP.



CL Carlos Eugenio C. de Melo
Secretário CIRCLE LP 2012 2013
Webmaster CIRCLE LP: www.lions.org.br/circlelp
Lions Clube Curitiba Batel / LD-1